Uma operação da Polícia Penal revistou, na tarde desta segunda-feira (22), 1.345 detentos do Presídio Regional de Caxias do Sul e da Penitenciária Estadual do Apanhador, entre Caxias e São Francisco de Paula. Durante a revista, que mobilizou 208 servidores penitenciários, foram localizados celulares e entorpecentes, mas a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo não divulga quantidades. No total, 156 celas de cinco galerias dos dois presídios foram revistadas.
O trabalho teve a participação do Grupo de Ações Especiais, dos Grupos de Intervenção Rápida da 4ª, 7ª, 8ª, 9ª e 10ª Regiões Penitenciárias, além do Grupo de Operações com Cães. Em nota, a Polícia Penal afirma que as revistas realizadas "são resultado do modelo de gestão integrado de segurança pública no Estado, que analisa os principais pontos críticos e, a partir deles, planeja as atuações, por meio do Programa RS Seguro".
Desde o primeiro dia do ano, 14 pessoas foram assassinadas em Caxias do Sul, no janeiro mais violento dos últimos sete anos. Em uma única noite, na segunda-feira (15), cinco pessoas foram mortas. Uma das linhas de investigação da Polícia Civil é de que os crimes possam ser motivados por um confronto entre facções.