Polícia

Tranquilidade
Notícia

Onze municípios da Serra não registram crimes contra a vida há cinco anos

Entre eles, União da Serra e Picada Café são os menos e mais populosos, respectivamente

Vitória Leitzke

Enviar email

Kímberlly Kappenberg

Enviar email
Porthus Junior / Agencia RBS
União da Serra é o menor município, em número de população, entre as cem cidades que não registraram mortes violentas no RS nos últimos cinco anos.

Dos 49 municípios da Serra da área de cobertura do Pioneiro, 11 não registram crimes contra a vida há cinco anos. Os dados, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, contemplam dos meses de janeiro de 2019 a novembro deste ano. O número representa 22,4% da região

As cidades são Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Fagundes Varela, Guabiju, Montauri, Nova Pádua, Picada Café, Pinhal da Serra, Protásio Alves, Santa Tereza e União da Serra. A última é a menor cidade de todo o RS sem registro de mortes violentas, em questão habitacional, com 1.171 habitantes. Já a mais populosa entre as 11 é Picada Café, com 5.732.

Na avaliação do comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) da Serra, Márcio Luz, a questão dos homicídios está vinculada ao tráfico de drogas e aos grupos que acabam se formando em função disto. Além disso, Luz afirma que estes grupos acabam não se estabelecendo em municípios que possuem baixa densidade populacional. 

— Não quer dizer que não ocorra tráfico ou consumo de entorpecentes. Eles ocorrem, sim, mas numa escala muito menor — destaca o comandante.

Já em relação a outros crimes que podem acabar em morte, Luz diz que, mesmo com o histórico contingenciamento de efetivo, está sendo possível, por meio da polícia comunitária, do setor de inteligência e de análise criminal, prevenir os crimes. Das 11 cidades, Picada Café, Santa Tereza, Montauri, Coronel Pilar e Fagundes Varela têm cercamento eletrônico

Arte / Pioneiro

"O pessoal não tem tanto acesso a drogas"

A característica acima é uma das destacadas pelo prefeito de União da Serra, Cezer Gastaldo, para o bom resultado quanto à área da criminalidade no município de pouco mais de 1,1 mil habitantes. Além disso, a cidade também não registra evasão escolar.

— Isso acaba ajudando. E a criação da família, a educação que é dada em casa também contribui para que as crianças não entrem para a criminalidade.

A reportagem tentou contato também com o prefeito de Picada Café, Luciano Klein, mas até a publicação desta matéria, não teve retorno.

Cem municípios no Estado

Os dados da SSP-RS indicam que a ausência de crimes contra a vida é um fator comum a municípios com até 7 mil habitantes. De acordo com a SSP-RS, outra característica comum entre a maioria dos cem municípios sem registro de crimes contra a vida é o investimento feito na segurança pública.

Muitos desses municípios investiram em tecnologia para apoiar as forças de segurança, em especial o videomonitoramento e o cercamento eletrônico. Essas, eu diria, são as tecnologias mais efetivas para as ações de prevenção de parte da Brigada Militar e também uma ferramenta usada em investigações da Polícia Civil — afirmou o secretário de segurança do RS, Sandro Caron.

Segundo ele, a atuação da SSP, através das forças de segurança, nas cidades maiores é a mesma que ocorre nos municípios menores.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Sem Filtro

19:00 - 20:00