Dos 49 municípios da Serra da área de cobertura do Pioneiro, 11 não registram crimes contra a vida há cinco anos. Os dados, divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, contemplam dos meses de janeiro de 2019 a novembro deste ano. O número representa 22,4% da região.
As cidades são Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Fagundes Varela, Guabiju, Montauri, Nova Pádua, Picada Café, Pinhal da Serra, Protásio Alves, Santa Tereza e União da Serra. A última é a menor cidade de todo o RS sem registro de mortes violentas, em questão habitacional, com 1.171 habitantes. Já a mais populosa entre as 11 é Picada Café, com 5.732.
Na avaliação do comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) da Serra, Márcio Luz, a questão dos homicídios está vinculada ao tráfico de drogas e aos grupos que acabam se formando em função disto. Além disso, Luz afirma que estes grupos acabam não se estabelecendo em municípios que possuem baixa densidade populacional.
— Não quer dizer que não ocorra tráfico ou consumo de entorpecentes. Eles ocorrem, sim, mas numa escala muito menor — destaca o comandante.
Já em relação a outros crimes que podem acabar em morte, Luz diz que, mesmo com o histórico contingenciamento de efetivo, está sendo possível, por meio da polícia comunitária, do setor de inteligência e de análise criminal, prevenir os crimes. Das 11 cidades, Picada Café, Santa Tereza, Montauri, Coronel Pilar e Fagundes Varela têm cercamento eletrônico.
"O pessoal não tem tanto acesso a drogas"
A característica acima é uma das destacadas pelo prefeito de União da Serra, Cezer Gastaldo, para o bom resultado quanto à área da criminalidade no município de pouco mais de 1,1 mil habitantes. Além disso, a cidade também não registra evasão escolar.
— Isso acaba ajudando. E a criação da família, a educação que é dada em casa também contribui para que as crianças não entrem para a criminalidade.
A reportagem tentou contato também com o prefeito de Picada Café, Luciano Klein, mas até a publicação desta matéria, não teve retorno.
Cem municípios no Estado
Os dados da SSP-RS indicam que a ausência de crimes contra a vida é um fator comum a municípios com até 7 mil habitantes. De acordo com a SSP-RS, outra característica comum entre a maioria dos cem municípios sem registro de crimes contra a vida é o investimento feito na segurança pública.
— Muitos desses municípios investiram em tecnologia para apoiar as forças de segurança, em especial o videomonitoramento e o cercamento eletrônico. Essas, eu diria, são as tecnologias mais efetivas para as ações de prevenção de parte da Brigada Militar e também uma ferramenta usada em investigações da Polícia Civil — afirmou o secretário de segurança do RS, Sandro Caron.
Segundo ele, a atuação da SSP, através das forças de segurança, nas cidades maiores é a mesma que ocorre nos municípios menores.