Uma ação contra o tráfico de drogas resultou na prisão de pelo menos 10 pessoas na manhã desta terça-feira (13) nos Campos de Cima da Serra. Chamada de Cão de Guarda, a operação foi deflagrada a partir de investigações conduzidas pela delegacia de Bom Jesus e teve mandados cumpridos na cidade e também em Vacaria.
De acordo com a Polícia Civil, o alvo das investigações são grupos que atuavam no tráfico de drogas, principalmente com vendas por aplicativos de mensagens e telentrega. Foram cumpridas, ao todo, 32 ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva, busca e apreensão e sequestro de veículos. Em Bom Jesus, os endereços visitados ficam na Vila da Alegria, no bairro Santa Catarina, no bairro Cohab e no Centro. Já em Vacaria os mandados foram cumpridos no presídio da cidade. O nome da operação se deve à presença de cães, principalmente da raça Pitbull, nos pontos de tráfico.
As investigações também apontaram que os líderes do tráfico tinham acesso, de dentro do presídio de Vacaria, a imagens de câmeras de segurança dos locais de venda de drogas. Isso permitia o monitoramento à distância das atividades.
Entre os alvos da operação estavam uma técnica de enfermagem de Bom Jesus que vendia drogas e um funcionário da prefeitura da cidade, que atuava na telentrega. De acordo com a Polícia Civil, ao perceber a chegada dos policiais, o homem tentou descartar a droga no vaso sanitário. Dos 10 presos, seis foram presos em flagrante. Nenhum dos presos teve o nome divulgado.
A ação também resultou no bloqueio de 13 veículos utilizados pelo grupo, além de apreensão de armas, drogas e dinheiro. Entre os veículos retidos estão uma BMW, um A3 e uma Duster.
Além da Polícia Civil, a operação nesta terça contou com participação da Brigada Militar (BM) e agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).