Jair Roberto Tzwicinscki, 44 anos, é a sétima vítima de morte violenta em Guaporé em 2023. Ele foi atingido por disparos de arma de fogo por volta das 8h da manhã desta quinta-feira (11) quando saía de casa para trabalhar. O crime ocorreu na Rua Gino Morassuti, no bairro Santo André.
De acordo com o delegado Tiago Albuquerque, a vítima estava dentro do carro, manobrando para sair da garagem, quando saiu do veículo e foi atingida. Tzwicinscki chegou a ser socorrido pelos bombeiros ao hospital Manoel Francisco Guerreiro, mas morreu por volta das 8h45min. Ainda segundo o delegado, dois suspeitos foram presos, mas ainda não há detalhes sobre a motivação para o assassinato.
A Brigada Militar recebeu informações de que os dois homens – de 19 e 26 anos – suspeitos de cometerem o crime estariam utilizando um carro sedan de cor prata e teriam fugido em direção da área central da cidade após o atentado. Uma equipe da Força Tática iniciou as buscas, localizando um veículo com mesmas características – um Voyage emplacado em Lages (SC) com placas clonadas, furtado no município de São Marcos dia 29 de abril. O carro estava abandonado com as portas abertas e coberto por pó de extintor de incêndio, na Rua Lobo da Costa perto do Santuário Nossa Senhora da Saúde. O local fica perto de uma casa, segundo a BM, utilizada por integrantes de uma organização criminosa. Foi feito um cerco policial no entorno do imóvel e acionada a Polícia Civil. Em ação conjunta, BM e Civil entraram na moradia com autorização judicial, onde foram localizados os suspeitos. Foram apreendidos um revólver calibre .38, sete munições intactas e cinco deflagradas, compatíveis com as localizadas na cena do crime.
A dupla foi encaminhada para a Delegacia de Polícia onde foram autuados em flagrante por homicídio doloso (com intenção de causar a morte) e receptação. Depois, foram encaminhados ao Presídio Estadual de Guaporé.
Guaporé é um dos municípios da região onde o indicador de homicídios está mais elevado na Serra neste início de ano. Considerando esse último caso, a cidade, que conta com 26.199 habitantes conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registra uma taxa de 27 mortes para cada 100 mil habitantes. Para comparação, Caxias do Sul, que registrou 38 assassinatos no mesmo período, tem uma taxa de 7,55 casos para cada 100 mil habitantes.
O número atual de assassinatos em Guaporé também está bem próximo de se igualar ao registrado em todo 2022, quando oito pessoas foram assassinadas. De janeiro a abril de 2022, três pessoas foram mortas no município. Em 2023, neste mesmo período foram registrados cinco assassinatos, o que equivale a um aumento de 66,6%. Conforme a Polícia Civil, a elevação nos números acontece devido a disputa de facções por território para a venda de drogas.
As vítimas de homicídio em 2023
Vita Adriano Carlos Giroldi, 46 anos - 20 de janeiro
Wellington Moraes Nunes, 18 anos - 29 de janeiro
Jailson Gustavo Santos da Silva, 18 anos - 22 de fevereiro
Ivo Júnior Dutra dos Santos, 20 anos - 23 de fevereiro
Luiz Victor Pacheco Souto, 22 anos - 2 de abril
Adilson da Silva, 25 anos - 8 de maio
Jair Roberto Tzwicinscki, 44 anos - 11 de maio