A Serra registrou 29 mortes violentas nos 29 primeiros dias 2023. O caso mais recente foi o assassinato de Wellington Moraes Nunes, 18 anos, no interior de Guaporé. Este foi o segundo homicídio do ano na cidade. O crime ocorreu na tarde de sábado (28), por volta das 15h, na Linha 2ª, no interior do município. De acordo com informações da Brigada Militar (BM), uma equipe foi acionada para atender ocorrência de disparos de arma de fogo na localidade. Também informaram que havia uma pessoa ferida. Quando eles chegaram ao interior, o jovem já estava morto.
Depois de receber informações sobre as características dos suspeitos durante a madrugada de domingo (29), equipes da Força Tática e do policiamento de Guaporé localizaram dois jovens de 24 anos na área central da cidade. Eles foram abordados e estavam com dois revólveres que, segundo a polícia, podem ter sido usados no crime. Os dois foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Marau, onde foram autuados em flagrante por homicídio. Depois, foram levados para o Presídio Estadual de Passo Fundo.
O ano começou muito violento na Serra: são 29 mortes registradas em oito cidades na região. Em Caxias do Sul, desde o dia 1º de janeiro foram 12 assassinatos, sendo que a maioria dos crimes é relacionada a acerto de contas devido ao tráfico de drogas, segundo a Polícia Civil. Em Bento Gonçalves foram seis mortes; em Carlos Barbosa quatro, Guaporé com dois homicídios e Vacaria com duas mortes violentas em 2023. Farroupilha, Jaquirana e Garibaldi registram um assassinato cada.
O número de mortes violentas é mais que o dobro do registrado em 31 dias em janeiro de 2022 nos 49 municípios da Serra. Foram 13 mortes em sete cidades.
Operação para combater onda de crimes
Com a Operação Pulso Forte, policiais do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas, (3ª BPAT) intensificaram ações de combate aos crimes Bento Gonçalves e Guaporé nos últimos dias. Os policiais realizadam operações, barreiras policiais, fiscalização de bares e boates, e ações em áreas com indicativo de crimes violentos.