A Polícia Civil realizou uma ofensiva contra uma organização criminosa para o tráfico de drogas em São Francisco de Paula. Foram 15 investigados presos na manhã desta sexta-feira (19), além de outros 17 mandados de busca e apreensão. Outras sete pessoas tiveram a prisão decretada e são procuradas. Segundo a investigação, a quadrilha obtinha um lucro mensal de R$ 150 mil com a prática ilícita.
A Operação Xeque-Mate contou com 76 policiais civis. As prisões foram nos bairros Santa Isabel, Campo do Meio, Rincão e Cipó e na localidade de Aratinga, no interior do município. Também foi cumprido um mandado de busca no município de Parobé. Três dos investigados já estavam recolhidos no Presídio Estadual de São Francisco de Paula.
A investigação foi liderada pela delegada Fernanda Seibel Aranha, titular da delegacia de São Francisco de Paula, que aponta que a ofensiva teve como objetivo enfraquecer a organização criminosa atuante na cidade:
— Nossa seção de investigação trabalhou por mais de um ano na apuração deste grande esquema de tráfico de drogas, identificando os traficantes dos principais bairros da cidade, interior e, inclusive, aqueles que agiam de dentro do presídio. O crime de tráfico de drogas está diretamente ligado aos crimes patrimoniais cometidos na cidade, que geram insegurança e prejuízo econômico à comunidade.
A operação desta sexta recolheu R$ 7.996, drogas e veículos. Segundo a Polícia Civil, os homens presos serão apresentados no Presídio de São Francisco de Paula. A operação também capturou uma mulher, que será encaminhada ao Presídio Regional de Caxias do Sul.