Apesar da redução nos índices criminais na Serra — 25% em roubos a estabelecimentos comerciais, a escolas, a pedestres, a residências e de veículos — o comando da Brigada Militar (BM) tem uma preocupação em relação à região: os crimes violentos letais intencionais.
Em entrevista ao Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra nessa quinta-feira (24), o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, manifestou atenção especial principalmente em relação a Farroupilha. Neste ano já foram registrados 14 assassinatos na cidade.
— Nossa locação de recursos materiais e humanos se dá diante dessa aferição que fazemos, não é à toa que temos um Batalhão de Choque em Caxias para fazermos esses reforços nas unidades onde têm problemas. Quando falamos em metas policiais, o maior bem que nos cabe preservar é a vida — destacou.
Ouça a entrevista com o comandante-geral da BM
O assunto foi tema do encontro técnico-operacional realizado em Flores da Cunha nessa semana com 34 oficiais, incluindo os comandantes dos 16 Comandos Regionais existentes no Rio Grande do Sul. Segundo o coronel Feoli, reuniões como essa servem para que a BM possa alocar as forças policiais em locais que destoam e que a resposta à criminalidade seja a altura.
O comandante também falou sobre policiamento comunitário. Com a falta de efetivo, ele destacou que a Brigada acaba tendo de priorizar as demandas do dia a dia.
— Temos deficiência de efetivo que não nos permite fazer policiamento comunitário e apenas atender às demandas do 190. Continua no nosso foco o policiamento comunitário, mas o que a comunidade precisa entender é que, por vezes, não é tão efetivo como no passado porque tínhamos mais policiais e hoje trabalhamos com número inferior — justificou.
A importância de os municípios aderirem ao monitoramento por câmeras foi outro ponto destacado pelo coronel. Citou o exemplo do Vale do Taquari que tem a proteção regional:
— Ninguém entra e sai despercebido. Se eventualmente ocorrer um crime envolvendo um veículo, esse veículo será abordado. Essas ferramentas são importantes.