Uma mulher foi assassinada a tiros no centro de Caxias do Sul na tarde desta terça-feira (29). Dhiuliani Damiani Martins, 32 anos, foi alvejada na Rua Visconde de Pelotas, quase na esquina com a Sinimbu. Um policial civil estava próximo e perseguiu o atirador até a Rua Tronca, onde realizou a captura em flagrante.
O crime aconteceu na calçada próximo aos Correios, a uma quadra do Palácio da Polícia. Diversos policiais civis ouviram os estampidos e atenderam a ocorrência, facilitando as buscas ao autor.
Segundo testemunhas, o atirador efetuou quatro disparos. O local do crime foi isolado pela Brigada Militar (BM) e a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), que fica no Palácio da Polícia, realizou o primeiro atendimento.
A delegada Aline Martinelli informa que o autor é um adolescente de 15 anos. Ele não possuía relação com a vítima. Como, segundo ela, o caso não seria um feminicídio e o autor é menor de idade, a investigação será repassada para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
— Não está totalmente descartado, mas, em princípio, não se trata de um feminicídio. Ainda queremos ouvir mais testemunhas e familiares para entender o contexto. Em princípio, é um homicídio e estamos tentando encontrar a motivação —aponta a delegada Thalita Andrich.
O adolescente foi encaminhado para a delegacia onde deverá ser ouvido. Segundo testemunhas, o rapaz costumava vender balas e doces na área central. Um revólver calibre .38 foi apreendido com ele.
Durante o ataque, uma outra mulher foi baleada no joelho. Ela foi socorrida pelo Samu e seu estado de saúde não foi divulgado.