Uma empresa teve o alvará cassado por realizar uma festa clandestina em Caxias do Sul. O flagrante aconteceu na madrugada deste sábado (19) durante mais uma edição da Operação Dispersão, que é a mobilização da prefeitura e órgãos de segurança contra aglomerações na cidade diante do aumento do contágio da covid-19.
No total, foram 17 locais vistoriados entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, com três interdições e nove notificações por consumo de bebida alcoólica. A operação iniciou às 19h. Nos primeiros cinco estabelecimentos, houve uma autuação e uma advertência por aglomeração. Em um terceiro caso, o empreendimento foi autuado pelo não uso de máscaras dos frequentadores e pelo não distanciamento das mesas. Apenas dois estabelecimentos respeitavam os decretos vigentes.
As três interdições aconteceram na madrugada deste sábado, sendo duas no Centro e uma no bairro Fátima. Um estabelecimento teve o alvará cassado por realização de festa clandestina numa empresa, onde foram encontradas drogas ilícitas em posse dos participantes.
Outros cinco empreendimentos receberam advertências verbais para adequação aos decretos municipais. Nestas vistorias, os fiscais emitiram duas notificações a pessoas sem máscara e nove por consumo de bebida alcoólica.
A Operação Dispersão é composta por fiscais da Secretaria do Urbanismo, Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, Secretaria do Meio Ambiente com o apoio da Fiscalização de Trânsito, Guarda Municipal e Brigada Militar.
Durante a madrugada, também foram realizadas abordagens a motoristas. Metade dos 16 condutores parados na blitz estavam sob efeito de álcool. No entanto, nenhum dos condutores foi preso em flagrante por atingir índice superior a 0,33 mg/l de álcool por litro de ar expelidos pelos pulmões. No total, a ação realizou 18 autuações de trânsito e recolheu um automóvel e oito documentos.