A Polícia Civil prendeu, na tarde desta segunda-feira em Vacaria, um dos suspeitos de ter participado do roubo a banco em Porto Xavier, crime que resultou na morte de um policial militar, em 24 de abril deste ano.
A prisão ocorreu por volta das 17h enquanto os policiais da Delegacia de Polícia de Vacaria cumpriam mandados de busca e apreensão na casa de suspeitos de crimes de furto abigeato, porte ilegal de arma de fogo e receptação dolosa (com intenção), no bairro Barcelos.
Durante a ação, foram encontrados, segundo a polícia, dois dos foragidos da Justiça mais procurados no Estado, ambos com mandados de prisão em aberto. Já havia investigações e suspeitas de que estes foragidos da região de Erechim e Passo Fundo estavam se escondendo em Vacaria.
Um dos presos é Ezequiel David Trindade, 30 anos, natural de Erechim, com antecedentes policiais por tráfico de drogas e associação ao tráfico, disparo de arma de fogo, roubos e latrocínio, entre outros crimes. Ele estaria morando em Passo Fundo. Ele é suspeito de ser o autor do disparo que vitimou o soldado Fabiano Heck Lunkes, 34, durante o roubo a agência bancária em Porto Xavier. Ele foi preso nesta tarde por porte ilegal de arma de fogo, porque portava uma pistola calibre 9mm e munição.
Os outros são Gilberto Garcia da Silva, 30, natural e morador de Erechim, também preso por porte ilegal de arma de fogo porque estava com uma pistola calibre 45 e munição. Sabino Souza Maciel, 38, natural de Bom Jesus e Janete Santos Maciel, 34, ambos naturais de Bom Jesus e moradores do bairro Barcelos, em Vacaria, foram presos por receptação dolosa, já que com eles foi encontrada grande quantidade de carne sem procedência, segundo a polícia, proveniente de furto abigeato.
Os presos estão sendo autuados na DP de Vacaria e serão encaminhados ainda nesta noite ao Presídio Estadual no município.