A situação do sistema prisional de Vacaria será debatida na noite desta quarta-feira (2) em audiência pública na Câmara de Vereadores. O encontro, às 19h, é promovido pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Leia mais
TJ anula limitação de presos na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul
"O próprio Estado serve de RH para o crime", diz juíza de Caxias do Sul
A audiência pública é motivada pela interdição do Presídio Estadual de Vacaria no mês passado. A juíza de Vacaria limitou a lotação da unidade a 250 presos, sendo que o presídio foi construído para 96 detentos. Antes da interdição, a lotação ficava na casa dos 330. Depois, a juíza aumentou a lotação para 330.
De acordo com o diretor do presídio, Jorge Augusto Rodrigues da Silva, na manhã desta quarta-feira (2), havia 305 presos. Durante o mês de abril, foram transferidos 12 presos que eram de outros estados e estavam em Vacaria. Outros detentos foram postos em liberdade ou no regime semiaberto, conforme a situação penal de cada um.
O debate da noite desta quarta-feira tem apoio da Frente Parlamentar de Segurança Pública da Câmara municipal. Segundo o presidente da frente, o vereador Osvaldo Grigolo Junior (PSB), na semana passada, houve um encontro com o secretário da Segurança do Estado, Cezar Schirmer, para entregar um ofício em que a prefeitura oferece um terreno ao Estado para a construção de um novo presídio na cidade, que substituiria o atual.
A secretaria de Segurança do Estado estuda duas alternativas para a situação prisional de Vacaria: ampliação e reforma do atual presídio ou a construção de um novo. Os projetos arquitetônicos, orçamentários e estruturais para a reforma estão em andamento e a previsão é que em agosto sejam concluídos. A partir daí, será analisada a alternativa mais viável. O projeto está sendo elaborado pelo Estado.