A Polícia Civil de Canela concluiu a primeira fase da investigação relacionada ao homicídio ocorrida na noite de 2 de setembro, quando Mateus Wilbert de Moraes, 20 anos, foi atingido por disparos de arma de fogo em uma esquina, no Bairro Vila Dante. A investigação apurou que a vítima não era o alvo pretendido pelos criminosos.
De acordo com a polícia, eles pretendiam atingir outro indivíduo que estava no mesmo local. Para cometer o crime, foi utilizado um veículo HB20, cor preta, de onde foram feitos os disparos.
O Delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Canela, informou que, após acionada, sua equipe passou a investigar o ocorrido, apurando ainda naquela noite a identidade dos criminosos e a motivação do delito. Segundo Medeiros, ele ocorreu por desavenças entre vizinhos, com brigas entre eles e ameaças.
Após as discussões, que se estenderam por dias, os criminosos pegaram uma arma de fogo e foram em direção à vítima pretendida. No entanto, Mateus, por engano, foi atingido e veio a falecer.
O atirador foi detido pela Brigada Militar, logo depois do ocorrido, em Nova Petrópolis quando fugia. O motorista, também identificado, teve sua prisão preventiva pedida pela Polícia Civil. Ele se apresentou à Delegacia de Polícia na quarta-feira (8), sendo interrogado.