A Polícia Civil de Canela acredita que Mateus Wilbert de Moraes, 20 anos foi morto por engano. O crime ocorreu na noite de quinta-feira (2) em frente a um mercado no bairro Vila Dante. De acordo com a Polícia Civil, o alvo dos disparos era um amigo que estava ao lado dele. Um homem suspeito de ser o autor dos disparos foi preso ainda na noite de quinta pela Brigada Militar (BM), em Nova Petrópolis, e outro envolvido ainda é procurado.
Conforme a BM, a ocorrência iniciou por volta de 18h50min, quando os policiais foram informados, via 190, sobre disparos de arma de fogo em frente a um mercado. Os tiros, segundo a denúncia, partiram de um HB20 de cor preta.
Mateus foi atingido no tórax e encaminhado ao hospital, onde morreu. Ele será sepultado às 10h de sábado (4) no Cemitério Municipal de Canela.
Fuga e prisão
Logo após o crime, a BM iniciou as buscas para localizar os autores dos disparos. Depois de levantar informações, policiais foram até um endereço, mas não encontraram ninguém. Na sequência, surgiu a informação que o suspeito havia trocado de carro e estava se deslocando para Caxias do Sul.
Os policiais de Canela, então, acionaram a guarnição de Nova Petrópolis, que realizou a abordagem e prisão na Avenida Quinze de Novembro, no Centro. Além do suspeito de ser o autor dos disparos, havia, no carro, uma mulher e o filho menor de idade. O homem de 48 anos foi preso em flagrante.
A Polícia Civil busca agora um segundo envolvido no homicídio que, de acordo com a BM, estaria conduzindo o HB20 no momento do crime. Ele já foi identificado.
— (O Mateus foi) morto por engano. O alvo era um amigo que estava ao lado. O amigo não sofreu lesões. Seria alvo (do crime) porque vizinhos brigaram— explica o delegado Vladimir Medeiros.