A Feira do Vinho, que seria realizada em Caxias do Sul neste final de semana, foi adiada em razão da situação de bandeira vermelha na Serra. Nesta classificação, o modelo de distanciamento do Governo do Estado não permite qualquer tipo de evento. A Secretaria Municipal do Turismo informa que há um acordo com as vinícolas para que a celebração ocorra no primeiro final de semana após a melhora da situação da cidade - coma volta da bandeira laranja.
A Feira do Vinho seria realizada na Praça Dante Alighieri e teria a presença de sete vinícolas e outras duas de forma online. A data tinha sido escolhida em razão dos 130 anos de Caxias do Sul, comemorados no sábado (20). Para manter a celebração, a prefeitura irá deixar o chafariz da Praça na cor da uva e do vinho.
— Caxias está trabalhando ainda mais intensamente para recuperar a bandeira laranja, quem sabe até chegar na amarela. Imaginamos que a feria poderá acontecer em um ou dois meses, ainda no inverno. Não queremos nos afastar muito do Dia do Vinho (que é comemorado no primeiro domingo de junho) — diz o secretário Enio Martins.
A Feira do Vinho acontecerá em parceria com a Revinsul. A Secretaria de Turismo garante que todas as medidas de prevenção ao contágio do coronavírus serão respeitadas.
— Sempre informamos que ela poderia ser cancelada (em razão da pandemia). Tão logo mude a bandeira, iremos anunciar e fazer no final de semana seguinte. Não daremos tempo para correr risco de outro cancelamento. O primeiro ponto é valorizar a saúde, mas depois também queremos valorizar este produto, que é nossa característica — destaca Martins.