A prefeitura de Caxias do Sul irá propor a catadores e quatro reciclagens informais da Rua Cristóforo Randon a criação de associações para regularizar a atividade. A ideia surgiu depois de uma reunião que tratou do assunto na Câmara de Vereadores na semana passada.
O motivo do encontro foram as reclamações de moradores da região próxima ao Estádio Centenário de que a entrega do material causa até mesmo bloqueio da via no final da noite, já que os catadores se acumulam com os carrinhos para a entrega. Existe ainda a preocupação com possíveis incêndios no local.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Emílio Andreazza, explica que o município levará a sugestão, mas que não pode obrigar a formalização. A Coordenadoria da Cadeia Produtiva da Reciclagem será responsável pelo processo, caso haja concordância. Para solucionar o problema de acúmulo de lixo no local, a ideia é trabalhar também em parceria com outros órgãos do poder público municipal.
— É um problema social bastante crescente — afirma o secretário.
Um grupo foi formado com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Fundação de Assistência Social (FAS) e secretarias municipais, como Saúde e Trânsito, para debater medidas que podem ser tomadas. O objetivo, conforme Andreazza, é determinar soluções a médio e longo prazo. No entanto, ele não estabelece um período para que o problema comece a ser solucionado.