O cercamento de áreas e imóveis do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul vai custar R$ 479.970. O contrato foi publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (19). Agora, o Samae tem até 15 dias para emitir a ordem de início das obras. A empresa De Bastiani Transporte, Construção e Limpeza tem prazo de 360 dias para executar a obra. O contrato prevê o fornecimento de mão de obra, materiais e equipamentos necessários para demarcar áreas do Samae.
Segundo a autarquia, o cercamento tenta evitar entrada de pessoas não autorizadas ou animais. Serão cercadas as estações de monitoramento hidrológico, que contêm sensores para monitoramento do nível de chuva ou rios, e imóveis públicos que ficam dentro de bacias de captação. Esse trabalho já havia começado, mas ficou incompleto por falta de recursos. O diretor da Divisão de Recursos Hídricos do Samae, Rossano Belladona, explica ainda que o serviço será feito também em outras áreas e incluem pontos com instrumentos que atendem a parte de esgoto. Em alguns locais, será feita a reforma do cercamento existente. No total, segundo ele, serão 7 quilômetros de cercas.
Ao todo, o Samae monitora 364 km² em bacias de captação. Sem funcionários suficientes para evitar depredações, furtos ou danos por fenômenos naturais, a opção foi pelo cercamento.