Depois de oito anos, o fórum da comarca de Farroupilha foi finalmente inaugurado nesta sexta-feira. O novo prédio de seis andares, com área de 4.143,35 m², tem capacidade para instalação de seis varas. A sede fica na esquina da Rua 13 de Maio com a Avenida Paulo Broilo.
O projeto arquitetônico tem características sustentáveis, como telhado verde, captação de águas pluviais e a reutilização de água dos lavatórios para as bacias sanitárias. O prédio ainda atende todas as normas de acessibilidade, com rampa para pessoas com deficiência, banheiros adaptados, mobiliário compatível e quatro elevadores.
Durante a cerimônia, a diretora do fórum, a juíza Maria Cristina Rech, afirmou que a nova sede vai melhorar e agilizar o atendimento à comunidade:
— É uma obra estrutural, mas também visa o social. É uma conquista para a cidade.
A construção do novo fórum de Farroupilha começou em 2010 e ficou parada porque a empresa abandonou o trabalho. Depois de nova licitação, a obra foi retomada em 2014. Conforme dados disponíveis no Portal da Transparência do Tribunal de Justiça, a obra custou cerca de R$ 13 milhões. A previsão de conclusão era meados de 2016, mas o contrato sofreu aditivos para possibilitar a conclusão da obra.