Desde o temporal da última quinta-feira, uma padaria do bairro Marechal Floriano funciona sem energia elétrica. Em dois dias, o transtorno já causou um prejuízo estimado em R$ 10 mil.
O problema não é exclusivo do estabelecimento. Centenas de moradores da cidade e do interior, além de comércio e indústria, vivenciam situações semelhantes em pontos onde o fornecimento de energia elétrica não foi restabelecido.
– De fora, as pessoas não percebem que estamos abertos porque as luzes estão todas desligadas. Além de perdermos um grande número de clientes, tivemos de jogar muita comida fora porque não termos onde conservá-las – relata o gerente da padaria, Rodrigo Linhares Martins.
Leia mais:
Acidente com van escolar deixa oito estudantes feridos em Caxias do Sul
Moradores de asilo destruído pelo fogo em Vacaria irão para albergue desativado
Ainda assim, ele comenta que parte dos alimentos puderam ser encaminhados à matriz no bairro Lourdes, o que evitou um prejuízo ainda maior.
Os dois dias de atividades comprometidas não se limitam à necessidade de ligar equipamentos elétricos, mas também ao próprio horário reduzido de trabalho:
– Quando termina a luz do dia, não temos muito o que fazer a não ser fechar. Às 17h30min, já estamos indo embora.
Para uma empresa vizinha, que confecciona etiquetas adesivas, as perdas foram menores por se tratar de um negócio de pequeno porte. Apesar disso, o proprietário, Rudimar Bertuol, 45, lamenta as máquinas paradas e o acúmulo de trabalho que a situação deve gerar com os próximos pedidos que ingressarem.
– Estou com cinco encomendas pendentes, porém, apenas uma é urgente. O lado bom é que os clientes estão sendo compreensivos. O problema vai ser na próxima semana, quando terei que lidar com uma nova demanda.