O forte temporal que atingiu diversas cidades gaúchas na tarde e noite de quarta-feira provocou alagamentos em Bom Jesus. Em apenas trinta minutos, o nível de chuva passou de 120 milímetros. Numa residência, dois cachorros morreram afogados.
Leia mais:
Quinze municípios da Serra receberão novas ambulâncias do Samu
UAB quer impedir novas mudanças no SIM Caxias
Revitalização do centro de Farroupilha inclui troca de vagas de estacionamento por parklets
'A guarda estará à disposição da sociedade', afirma novo secretário de segurança de Caxias do Sul
Conforme o prefeito da cidade, Frederico Arcari Becker, será necessário reconstruir ruas e bueiros que foram danificados com a forte correnteza de água. Ele afirma que ainda não existe um levantamento completo dos prejuízos que afetam a área urbana e o interior do município.
– Ainda estamos contabilizando os estragos. Não sabemos exatamente quantas moradias foram atingidas e nem como está a situação das ruas que ficaram alagadas. Amanhã (sexta-feira) irei decretar situação de emergência – afirma Becker.
Os estragos mais expressivos aconteceram na área central, além dos bairros Santa Catarina, Tietbohl, Linha Pinto e Fonseca/Léotidea. Alguns destes locais já são identificados como pontos críticos pelo tipo de terreno e pela existência de nascentes e córregos, o que pode ter facilitado os alagamentos. Moradores chegaram a ficar sem energia elétrica até o começo da manhã desta quinta-feira.
De acordo com a prefeitura, o decreto de emergência facilita a contratação de serviços para reparar os danos. Por causa dos alagamentos, muitas ruas tiveram o asfalto danificado. Além disso, a prefeitura avalia que haverá necessidade de intervenções na rede de água.
O município de São José dos Ausentes também contabiliza alguns estragos causados pelo temporal. Algumas moradias foram alagadas após o córrego localizado próximo a cancha de rodeios transbordar na noite de quarta-feira. Em São Gonçalo, cerca de 20 km de Ausentes, houve queda de árvores. Ninguém ficou ferido.