O serviço de coleta de lixo em Bento Gonçalves permanece interditado nesta sexta-feira. A medida foi tomada na última quarta, depois de uma inspeção do Ministério do Trabalho na empresa Transportes RN Freitas Ltda, realizada em 29 de novembro, que identificou irregularidades trabalhistas. As informações são da Gaúcha Serra.
Na manhã desta sexta, diversos locais tinham lixo acumulado em contêineres de coleta nas ruas da cidade, inclusive a turística Herny Hugo Dreher, região de bares e opções de gastronomia.
Leia mais
Serviço de coleta de lixo em Bento Gonçalves é suspenso por condições irregulares de trabalho
Caxienses que criaram o "Dia para sair no soco" defendem a agressividade sadia
Entre os apontamentos da fiscalização, está o transporte de trabalhadores na parte externa dos caminhões em situação de risco e o fato de os funcionários terem de arremessar o lixo para cima da carroceria do caminhão, que tem 3,20 metros, o que segundo os auditores pode causar doenças ocupacionais.
Conforme o Ministério do Trabalho, a empresa pretende regularizar até a tarde as questões essenciais apontadas na fiscalização para impedir o risco grave e iminente, de modo que possa ser feito o pedido de desinterdição para retomada do serviço no sábado.
Foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público nos mesmos moldes de outras empresas fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho na serra. Há também a obrigação da empresa de aprimorar algumas questões de saúde e segurança no trabalho ao longo da semana que vem.
A reportagem tenta contato com a empresa, mas ainda não conseguiu retorno na manhã desta sexta.