Caxias do Sul não conseguirá implantar até o dia 10 de dezembro o prontuário eletrônico para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo foi determinado pelo Ministério da Saúde há quase dois meses. A informação é da Gaúcha Serra.
Leia mais
36 PMs do comunitário de Caxias estão sem receber auxílio-moradia
Aumenta procura por medicação que evita permanência imediata do HIV no sangue em Caxias
De acordo com a Secretária de Saúde, Dilma Tessari, o processo está em andamento e todas as unidades básicas de saúde já possuem acesso à internet. Para o sistema funcionar, no entanto, é preciso computadores em todas as salas dos postos, para que os médicos acessem os dados dos pacientes. São necessários cerca de 145 equipamentos para toda a rede. O município conseguiu captar quase R$ 400 mil por meio de uma emenda parlamentar, mas a licitação será lançada apenas no dia 12 de dezembro, dois dias após o fim do prazo. O município pediu prorrogação de oito meses no prazo e Dilma acredita que o sistema ficará pronto para ser implantado pela próxima gestão.
Já em Farroupilha, o sistema deve começar a funcionar até o dia 10 nas UBSs Belvedere e São José. Segundo a gerente de enfermagem da Associação Farroupilhense Pró-Saúde, que presta serviço para a secretaria municipal, o município já usa o software do Ministério da Saúde. Para o prontuário eletrônico, porém, foi adquirido um novo programa que permite integrar também o hospital e os laboratórios. O sistema está em fase de certificação e os funcionários estão sendo capacitados. A expectativa é que todo o sistema de Farroupilha esteja 100% digitalizado até fevereiro.
A reportagem procurou a Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves, mas até o meio-dia não havia obtido retorno. O ponto eletrônico permite que os médicos da rede pública acessem o histórico de todo o atendimento dos pacientes, inclusive exames que já foram realizados e medicamentos receitados.