O quartel do Corpo de Bombeiros de Flores da Cunha está de portas fechadas também durante o dia. Desde o mês de julho, a unidade está com restrições no atendimento e funcionava das 8h às 20h. Durante a noite, apenas um servidor fica na unidade para atender às ligações e repassar para Caxias do Sul, que atende as ocorrências durante o fechamento de Flores. Conforme o tenente-coronel Cleber Valinodo Pereira, comandante do 5º Comando Regional dos Bombeiros (5º CRB), o quartel de Flores está fechado de dia desde esta quinta-feira.
Leia mais
Corte de horas extras faz Corpo de Bombeiros fechar quartéis na Serra
Quartéis de bombeiros em São Marcos e Flores da Cunha seguem fechados
Quartel de bombeiros de Caxias reabre com recursos para horas extras
Falta de efetivo e crise estão forçando o fechamento de quartéis
Ele explica que as unidades de Flores e São Marcos funcionam apenas com a carga horária do mês. As horas extras são repassadas para unidades que atendem a mais municípios. A unidade de São Marcos só não está fechada de dia porque quatro servidores municipais são cedidos para os bombeiros. Eles atuam como motoristas das viaturas e, durante a noite, atendem às ligações e repassam para Vacaria.Se mais horas extras não forem repassadas nesses últimos dias de outubro, a unidade de Flores só voltará a abrir de dia no início de novembro. Os quartéis de Caxias também são afetados pela falta de horas extras.
Funcionam normalmente apenas a unidade localizada na área central e a do aeroporto. A do bairro Desvio Rizzo atende apenas à noite e as do bairro Cruzeiro e da Zona Norte seguem fechadas.