Os prédios históricos da Rua Buarque de Macedo, em Garibaldi, com suas fachadas centenárias e repletas de detalhes arquitetônicos, ganharam um cenário que valoriza ainda mais a história de uma das mais antigas vias do Estado. Após 10 meses de obras, a revitalização da rua que integra o Centro Histórico da Capital do Espumante será entregue nesta sexta-feira para a comunidade.
O projeto incluiu a repavimentação da via, o alargamento das calçadas, a troca da tubulação e da parte elétrica. A expectativa é de que a revitalização, feita em 325 metros da rua, estimule o crescimento social do município, além de aumentar o fluxo de turistas. A cidade com 33 mil habitantes recebe, anualmente, 450 mil pessoas que buscam conhecer mais sobre o lugar.
– Parte dos 35 prédios de famílias italianas, francesas e sírias que integram o roteiro turístico Passadas - A Arquitetura do Olhar está na Buarque de Macedo. Muitos procuram a nossa região em busca de história e, melhorar essa região, é dar ainda mais visibilidade ao lugar – destaca a secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero.
Leia mais
Transporte coletivo de Caxias registra queda de 6% no número de passageiros
Após ocupações, sábados e férias podem ser usados para recuperar aulas em Caxias
Uma das principais mudanças na rua, ao menos uma das mais visíveis, é o alargamento das calçadas, que passaram de dois para quatro metros de largura. Para o comerciante Atalemico Possan, 72 anos, que há 40 mantém uma loja na Buarque de Macedo, essa melhoria vai facilitar muito o trânsito de pedestres:
– Antes, principalmente nos finais de semana, quando muitos turistas passavam por aqui, ficavam um do ladinho do outro. Dava para ver que, com sacolas, mal conseguiam se movimentar. Agora vai dar para curtir a rua, caminhar com tranquilidade, ver vitrines.
O projeto de revitalização, que teve um investimento de cerca de R$ 3,5 milhões, também inclui o cabeamento subterrâneo da rede elétrica e telefônica com o objetivo de eliminar a poluição visual. Mas quem andar pela rua, ao menos nos próximos dias, verá que os fios seguem lá. O problema, de acordo com o engenheiro da prefeitura Fernando Piffer, é que as empresas de telefonia não cumpriram o prazo para a retirada, encerrado há um mês. Elas já foram notificadas.
– O projeto foi ambicioso porque essa rua é muito antiga. Abrimos buracos sem saber exatamente como encontraríamos o que estava lá. Foram instalados novos transformadores, com maior potência, e que vão prevenir possíveis problemas que poderiam ocorrer em 10 anos – explica Piffer.
Garibaldi Vintage
A entrega da revitalização da Buarque de Macedo vai ocorrer durante o Garibaldi Vintage, evento que começa às 19h. Os participantes poderão conferir uma exposição de carros antigos, além de desfrutar de gastronomia típica, espumantes e cervejas artesanais. A entrada é gratuita.