No último dia do 27º Rodeio Crioulo Nacional de Caxias do Sul, os festejos têm dois motivos: aproveitar a programação campeira e celebrar o Dia das Mães. O almoço de domingo entre as famílias acampadas nos Pavilhões da Festa da Uva serviu, também, para homenagear as matriarcas.
A família de Nara Hoy, 53 anos, montou acampamento ainda na semana passada. Neste domingo, Nara, o marido, Geremias Pinto, 63, e a filha Vanessa, 12, estavam reunidos com sobrinhos e outros familiares. Os outros três filhos do casal não puderam participar do almoço festivo, um churrasco foi preparado por Geremias.
– Sou mãe de todos – brincou Nara, ao lado dos familiares.
Neste domingo, a promessa é de que a tarefa de dona Nara seja apenas aproveitar o último dia de programação. A família integra o Piquete Potreiro Velho e neste ano participa para acompanhar Vanessa, que compete na prova de laço dupla.
– Quando não é no rodeio, a gente sempre faz alguma coisa de Dia das Mães em casa – lembra Geremias.
O rodeio iniciou na quinta-feira e encerra neste domingo e é realizado pela prefeitura e pela 25ª Região Tradicionalista (25ª RT). Neste domingo à noite ainda ocorre show de César Oliveira e Rogério Melo, às 21h.