Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Associação dos Usuários de Transporte de Passageiros de Caxias do Sul (Assutran), apontou os índices de satisfação dos caxienses com o transporte coletivo. De acordo com o estudo, que colheu a opinião de 14 mil usuários, 65% se dizem satisfeitos com o transporte coletivo na cidade. A insatisfação chega a 32%, enquanto 3% não opinaram.
Esta é a sétima edição da pesquisa. O questionário que abrangeu 181 localidades de Caxias também incluiu questões sobre a satisfação com a limpeza dos veículos; atendimento do motorista; pontualidade; segurança, entre outros pontos. Os únicos itens em que predominou a insatisfação foram o preço da passagem, que desagrada a 74% dos entrevistados, e o tempo da viagem, insatisfatório para 66%.
A pesquisa também pediu sugestões para melhoria do transporte coletivo. Entre as destacadas pelo estudo, estão a alteração do passe livre de domingo para um dia da semana; uma tarifa diferenciada (mais barata) para o final de semana; maior controle nas gratuidades e melhor ventilação nos veículos, entre outras.
Os questionários foram aplicados entre os dias 17 de março e 18 de abril. O SIM Caxias iniciou as operações no dia 16 de abril.