As 20 mil doses de vacina contra gripe A entregues na sexta-feira pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) confirma a abertura de todos os postinhos de saúde de Caxias do Sul neste sábado para o Dia D contra a gripe. A ideia é atender quem não consegue se imunizar durante a semana. A campanha é focada apenas a quem faz parte de grupos de risco (veja quadro).
A realização do Dia D chegou a ser ameaçada pela alta procura por doses. Entre segunda e quarta-feira, quando a prefeitura dispunha de apenas 50 mil vacinas, foram aplicadas quase 30 mil. O alívio veio por conta de mais 20 mil entregues na quinta-feira, além das outras 20 mil enviadas na sexta. Ao todo, o município recebeu até agora 90 mil doses.
Até o final da tarde de sexta-feira a Secretaria da Saúde não havia confirmado quantas foram aplicadas na semana nem a quantia disponível neste sábado.A exemplo de outros anos, a vacinação será restrita às 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem a criação de postos de apoio. O modelo é o mesmo no interior da cidade, onde os moradores devem procurar o posto de saúde mais próximo.
Baseada na média 9,6 mil pessoas vacinadas por dia entre segunda e quarta-feira e no alto índice de vacinação nos últimos dois anos de Dias D, a prefeitura prevê grande movimento neste sábado. No ano passado, foram 13,5 mil doses no Dia D, e em 2014, 11 mil.Na sexta à tarde, a prefeitura ainda distribuía a nova remessa entre as UBSs. Todas terão vacinas disponíveis mas o expediente pode ser encerrada antes à medida em que as doses esgotarem.
– As unidades vão funcionar das 8h às 17h ou até que terminem as doses – explica Maria Ignez Bertelli, diretora da Vigilância em Saúde do município.
A meta de Caxias é imunizar 115 mil pessoas dos grupos de risco. Segundo a titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), Solange Sonda, o Ministério da Saúde deve enviar mais unidades na próxima semana. Municípios com meta muito pequena, como Muitos Capões, já têm todo montante necessário. Os maiores já receberam o correspondente a pelo menos 60% da meta, segundo a 5ª CRS.