
Poucas peças ou nenhum recebimento. Esse é o relato de diferentes escolas da Serra Gaúcha sobre os uniformes que o governo do Estado anunciou a distribuição em outubro do ano passado. Mais de um mês após o início das aulas, diversos alunos da redes estadual ainda não ganharam o kit com peças de verão e inverno. Só na região, cerca de 66 mil alunos devem receber as vestimentas.
No Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer, de Caxias do Sul, cerca de 1.100 alunos aguardam a chegada dos vestuários. Segundo a vice-diretora Marisa Pola Dallegrave, a orientação dada pelo governo estadual é aguardar.
— A gente vê que os pequenos estão crescendo e o uniforme da escola começou a ficar pequeno. Outros alunos estão usando essa demora do governo do Estado em mandar os uniformes como desculpa para não vestir o uniforme da escola — conta.
Na Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zattera, também em Caxias do Sul, os novos uniformes ainda não chegaram. A diretora, Maria Elisa Goulart Chagas, relata que pais e responsáveis dos estudantes têm entrado em contato com a escola frequentemente em busca de informações. Isso porque muitos deles optaram por não adquirir os uniformes da escola. Contudo, as peças têm ficado pequenas, sobretudo entre os alunos do ensino fundamental.
— Alguns pais até quiseram comprar o uniforme da escola, mas eu pedi para aguardar. Nos preocupa a demora, ainda mais porque disseram que iriam chegar, nesse primeiro momento, camisetas de manga curta e bermudas, mas o frio vem aí — pondera.
Em Farroupilha, o Colégio Estadual Farroupilha recebeu a primeira leva de peças. Há cerca de duas semanas, camisetas de manga curta foram entregues na escola. Contudo, as peças não são suficientes para todos os alunos.
— No dia 12 de março recebemos uma leva de camisetas, com diferentes tamanhos. Mas veio apenas uma parte. A orientação que nos deram é aguardar, que os uniformes estão vindo. O prazo de entrega que nos deram era 10 de fevereiro. Então, só nos resta aguardar mesmo.
O que diz a Secretaria de Educação
À reportagem, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), informou que o envio dos uniformes está acontecendo de forma gradativa nas coordenadorias regionais de educação (CRE).
Conforme a Seduc, a distribuição foi organizada em nove lotes. As peças que chegaram nas escolas já podem ser entregues aos estudantes. Quanto às peças de inverno, a secretaria informou que deverão ser entregues a partir de abril.
Ainda, a secretaria indicou que o processo de recebimento e entrega dos uniformes deve ser registrado pelas escolas no portal Escola RS, onde o processo é divido por fases.