Nas últimas semanas, o GramadoZoo registrou o nascimento de três espécies diferentes: guará-rubra, ema e gato-do-mato-pequeno. As aves nasceram por meio de incubação artificial, já o felino de forma natural, mas foi rejeitado pela mãe. Todos os filhotes estão aos cuidados da equipe técnica no hospital veterinário do zoo.
A incubação artificial tem como objetivo destinar espécies ameaçadas para empreendimentos de conservação de fauna. De acordo com o GramadoZoo, os ovos ficam na chocadeira e, após a eclosão, os filhotes são colocados em uma Unidade de Tratamento Animal (UTA). Além de aquecimento, os recém-nascidos precisam de alimentação especial a cada quatro horas.
Na última quinta-feira (7), após 24 dias de incubação, o filhote de guará-rubra nasceu com 29 gramas. Com cinco dias de vida, já está com 50 gramas. Já nesta segunda (11), o filhote da ema, que também teve reprodução por incubação artificial, nasceu com 427 gramas. Sendo o primeiro filhote da temporada.
O gato-do-mato-pequeno nasceu em 20 de outubro. Os técnicos perceberam que a mãe não estava esboçando comportamentos esperados, como limpeza do filhote e a sua proteção, e transferiram o recém-nascido para o hospital.
O GramadoZoo também recebeu recentemente nove papagaios-charão. Os animais foram transferidos da Quinta da Estância, em Viamão, e foram destinados ao Zoo pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O objetivo é a reprodução para futura reintrodução da espécie, que é endêmica da região Sul do Brasil e está ameaçada de extinção.