A RS-431, rodovia que liga os municípios de Santa Tereza, São Valentim do Sul e Bento Gonçalves, foi fortemente atingida pela enchente de setembro de 2023 e também pela cheia de maio deste ano. A estrada sai de Bento e segue até Dois Lajeados, por isso é uma importante ligação da Serra com o Vale do Taquari.
A via sofreu com desmoronamentos de terra, asfalto que cedeu e a queda da ponte sobre o Rio Taquari, entre Santa Tereza e São Valentim, onde a ligação entre os municípios atualmente precisa ser feita por meio de uma balsa. Porém, além da perda da ponte, as condições da rodovia ainda permanecem em situação precária.
Residente da região, Ana Lucia Bombassaro uniu-se a outros 10 moradores e criou a página no Instagram "Juntos pela RS-431, ponte Santa Bárbara". No ambiente virtual, eles divulgam as condições da rodovia e os diversos acidentes que têm ocorrido nos últimos meses. Ana diz que um dos pontos mais críticos é a região do km 26, a poucos quilômetros da balsa.
— Tem um local no km 26 que desmoronou terra. O trecho está só em meia pista. É uma curva e recentemente ocorreu um acidente com a Brigada Militar, porque não se tem visibilidade e houve uma colisão frontal com outro carro. Além disso, não há sinalização nenhuma sobre o trajeto. Pelo menos até segunda (9 de setembro), quando eu passei ali, não tinha nada — lamenta a moradora.
A moradora relata também que há outros trechos da rodovia, na ligação entre Bento e São Valentim, onde há ondulações no asfalto ou o pavimento foi levado embora. Diz que isso gerando risco de acidentes, quebra de veículos e insegurança aos motoristas. Ana Lucia ressalta que não há iluminação no local. Esse trajeto, segundo ela, é muito usado por pessoas que moram em um município e trabalham em outro, ou escoam mercadorias de uma região a outra. Aos finais de semana, Ana Lucia afirma que o movimento de veículos é maior, o que provoca uma espera de três a quatro horas para atravessar pela balsa.
O grupo de moradores também diz que percebeu a movimentação de máquinas por cerca de dois meses, mas há pelo menos duas semanas o local estaria sem obras.
Contraponto do Daer
Conforme nota enviada pela assessoria do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), até o momento foram feitas medidas paliativas para permitir a passagem de veículos na rodovia. A empresa que fará a recuperação total está em fase de contratação. Confira a nota na íntegra:
"A respeito das obras de recuperação da ERS-431, o Daer informa que está na fase de contratos para a reconstrução de todo segmento em regime integrado (projeto e obra). A contratação da empresa escolhida, que fará a reconstrução completa, está prevista ainda para 2024. Já foram feitas intervenções iniciais na rodovia, que permitem, por ora, o trânsito de veículos leves. Falta a execução das obras de contenção e recuperação dos deslizamentos. Ontem (dia 9 de setembro) iniciou a implantação da sinalização que alerta para o trânsito restrito, limitando a velocidade a 20 km/h."
Em relação à construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari, onde está a balsa, a última divulgação feita pelo Daer é de que a empresa Vereda Engenharia Ltda, de Belo Horizonte, assinou o contrato para obra e aguarda a emissão da ordem de início do serviço.
A nova estrutura terá cerca de 320 metros de extensão, aproximadamente 50 metros a mais do que a estrutura levada pelo Taquari, em setembro. A obra está orçada em R$ 31,3 milhões, dos quais R$ 24,4 milhões serão encaminhados pelo governo federal. Os $ 6,9 milhões restantes serão contrapartidas do Estado.