O trecho da BR-116, em Caxias do Sul, terá pelo menos onze lombadas eletrônicas até janeiro de 2025, conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Seis delas já estão em instalação e devem entrar em operação até o fim de setembro. Os aparelhos estarão distribuídos no trajeto entre os pontos do km 136, em Parada Cristal, e km 155, em Santa Corona.
Como informado anteriormente, as seis primeiras lombadas eletrônicas a entrar em operação estão em locais que já receberam anteriormente os aparelhos. A reinstalação ocorre porque o contrato com a antiga prestadora de serviço venceu. O acordo com a nova empresa iniciou em abril deste ano e é válido por cinco anos. Os pardais estarão nos seguintes pontos:
- km 136: acesso a empresa JBS Parada Cristal (sentido Parada Cristal-Centro)
- km 142: acesso ao bairro Serrano (sentido Serrano-Centro)
- km 144: após a saída da Rota do Sol (sentido de São Ciro-Ana Rech)
- km 151: acesso ao bairro Planalto (sentido Planalto-Avenida São Leopoldo)
- km 154: acesso a empresa Madal, no bairro Salgado Filho (sentido bairro-Centro)
- km 155: acesso ao bairro Santa Corona (sentido Santa Corona-Galópolis)
Dos outros cinco aparelhos que serão instalados, quatro são no sentido oposto daqueles que estarão funcionando nos km 136,5, 152, 154,2 e 155,7. O quinto é no km 148, na chamada curva da zona, no sentido em direção a Ana Rech. Segundo o Dnit, o trecho está na fase de análise de estudo pela fiscalização. Estes entram em funcionamento de forma escalonada até janeiro de 2025.
Uma décima segunda lombada também deve ser instalada em trecho ainda a ser definido. Conforme o Dnit, o ponto no km 146, no acesso ao bairro São Ciro, chegou a ser avaliado. Mas, foi descartado pela existência de semáforos no local. Não há previsão para definição desse último ponto para receber um aparelho.