As solicitações para consertos da iluminação pública de Caxias do Sul agora também podem ser realizadas por meio de site e aplicativo. A concessionária Luz de Caxias disponibilizou a ferramenta nas lojas dos sistemas operacionais ainda em agosto, mas até então ela passava por ajustes. Para baixar o aplicativo, basta buscar por Luz de Caxias do Sul. Quem prefere acessar pelo navegador, o endereço é www.luzdecaxiasdosul.cidadeiluminada.com.br.
As novas opções se somam ao telefone 0800.000.4062 e ao atendimento presencial, na sede da concessionária, na BR-116, 16.585, no bairro De Lazzer. A Luz de Caxias do Sul assumiu o serviço de forma definitiva em março e implantou novos canais de atendimento no fim de junho. Por conta disso, o Alô Caxias não recebe mais chamados relacionados à iluminação pública.
O uso do aplicativo envolve a localização do usuário, que é identificada automaticamente e mostrada em um mapa. A partir desse posicionamento, são exibidos os pontos de luz nas proximidades. Caso a intenção seja abrir uma solicitação para outro local da cidade, basta arrastar o mapa para o endereço correspondente. As luminárias aparecem na medida em que a tela é movimentada. Outra possibilidade é digitar o endereço onde fica a lâmpada danificada.
Ao encontrar o ponto de luz correspondente, basta clicar no indicador de localização, que pode ser de duas cores. Os verdes identificam lâmpadas em LED, enquanto os rosas se referem às luminárias de vapor de sódio. Após o clique, a tela mostrará, então, o número da plaqueta. O código corresponde ao número do poste e serve de orientação às equipes da concessionária. Ao clicar em confirmar, o usuário é direcionado a outra tela, onde pode descrever o problema e anexar uma foto.
A solicitação pelo site segue passos semelhantes. A única diferença é que é preciso clicar em "informar problema" na tela inicial. Tanto pelo navegador, quanto pelo aplicativo é possível abrir o chamado de forma anônima. No entanto, apenas quem se cadastrar consegue acompanhar o andamento do protocolo. Para consultar, basta clicar no menu e depois em "meus chamados". Se o usuário não estiver identificado, terá que antes realizar o login para a opção aparecer.
Passo a passo
- Para encontrar a lâmpada com defeito é possível arrastar o mapa ou digitar o endereço. O aplicativo também identifica a localização do usuário. No ponto selecionado, aparecem as luminárias existentes no entorno. Os pinos em verde são lâmpadas em LED, já os que estão em rosa representam lâmpadas de vapor de sódio.
- Uma vez identificada a luminária com defeito, basta clicar no pino correspondente. O sistema irá exibir o número da plaqueta, código utilizado pelas equipes de manutenção para localizar o poste. Clique em "confirmar".
- Na tela seguinte, é preciso selecionar uma das opções relacionadas à área onde a lâmpada está. No campo abaixo, é possível relatar o problema, como lâmpada queimada ou permanentemente ligada. Também é possível anexar uma foto. Clique em "próximo passo".
- A última tela permite revisar os dados do pedido, adicionar um segundo chamado e optar por abrir a solicitação de forma anônima. Clicando em "concluir e enviar", o protocolo é aberto.
- Embora seja possível abrir solicitações de forma anônima, apenas quem realiza um cadastro consegue acompanhar o andamento do atendimento. Para isso, basta clicar no botão de menu, no canto superior esquerdo, e depois em "meus chamados". A opção aparece somente se o usuário fizer o login.
- O site tem funcionamento semelhante ao aplicativo. As únicas diferenças são a existência do botão "informar um problema", para iniciar o atendimento, e o posicionamento do menu, no canto superior direito.