Um resgate inusitado chamou a atenção dos moradores do bairro Santa Marta, em Bento Gonçalves. Uma ave ficou com as patas presas em um fio e acabou suspensa em uma árvore na tarde de sábado (14). O Corpo de Bombeiros da cidade foi acionado por populares para resgatar o animal.
Segundo os bombeiros, a ave estava presa em uma araucária na praça do Lago Santa Helena, na Rua Natalina Sandrin Zanetti. Para chegar até o animal, a equipe precisou subir até o topo da árvore. Depois de desenrolar o fio que prendia as patas, os bombeiros avaliaram o animal. Como a ave não tinha lesões, foi devolvida para uma área de mata.
Segundo o médico veterinário responsável técnico pelo zoológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gabriel Guerreiro Fiamenghi, a ave em questão trata-se de uma curicaca, animal típico da região da Serra gaúcha. Conforme o veterinário, essa espécie vive próxima das araucárias, buscando alimento no chão e abrigo em cima das árvores.
— As curicacas pertencem a mesma ordem dos pelicanos. Elas se alimentam de insetos e pequenos animais como répteis, anfíbios e mamíferos, como ratos. Na imagem, é possível ver que é um animal adulto. Como todo animal ligado à mata das araucárias, a curicaca corre risco com a diminuição da mata – explica.
O veterinário salienta que não se trata de um animal agressivo, contudo, o recomendado é que ele não seja manejado por pessoas sem conhecimento técnico. Para Fiamenghi, o ideal é acionar alguma força de segurança especializada, como neste caso os bombeiros.