Moradores dos bairros Fátima Baixo, Colina Sorriso, Parque Oásis e Petrópolis, em Caxias do Sul, relataram nas redes sociais terem sentido novos tremores de terra. Os registros foram divulgados por volta das 14h30min desta quinta-feira (8).
Residente do bairro Petrópolis, Angélica Lemos, 30 anos, confirmou ter presenciado um pequeno abalo. Segundo ela, o tremor leve durou por apenas alguns segundos.
— Eu estava em um telefonema quando aconteceu. Foi tudo muito rápido e até um pouco confuso. Os outros moradores do prédio também contaram que sentiram. Depois, a síndica conversou com a gente e ficamos mais tranquilos — conta.
O Corpo de Bombeiros também recebeu ligações de moradores da zona norte da cidade, que relataram sentir o chão tremer. Contudo nenhum atendimento foi realizado. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que não recebeu relatos de moradores.
Em nota, a prefeitura informou que “ocorrências semelhantes registradas em maio deste ano não oferecem riscos à população devido à baixa intensidade”. Ainda, a administração indicou que a movimentação do solo ocorreu “devido ao tipo de subsolo da região" e que se trata da "acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já aconteceu no município em outras oportunidades”.
Em maio desse ano, em meio à tragédia climática, tremores de terra também foram registrados na cidade. Na época, o geólogo Nerio Susin, ex-secretário de Meio Ambiente do município, afirmou que situação era um evento recorrente em Caxias do Sul.