As obras para a construção da ponte provisória que irá interligar Caxias do Sul e Nova Petrópolis sobre o Rio Caí devem começar na semana que vem. O comunicado foi feito por Clóvis Schumann, membro da CDL Nova Petrópolis e um dos coordenadores da campanha #ReConstruindo Conexões, que pretende construir a estrutura, que será utilizada enquanto a ponte definitiva na BR-116 estiver sendo erguida.
Segundo Schumann, a instabilidade climática foi determinante para a decisão de adiar o início da obra, previsto para esta sexta-feira (9). Ainda não há uma data determinada para o começo da construção. Contudo, a previsão indica tempo ensolarado a partir de segunda-feira (12), o que traz boas perspectivas para que os trabalhos comecem na semana que vem.
A construção da ponte é uma iniciativa de prefeitos da região, empresários e entidades associativas. A estrutura entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis será feita com galerias de concreto retangulares, que serão unidas e fixadas para permitir a passagem de veículos por cima. A empresa responsável pela execução é a Pontes do Sul, a mesma que reconstruiu a ponte sobre o Rio das Antas, entre Nova Roma do Sul e Farroupilha.
Para custear o projeto no Rio Caí, o grupo criou uma campanha para arrecadar doações. O objetivo é alcançar R$ 1,2 milhão, que serão usados para custear a ponte na BR-116 e uma segunda estrutura na VRS-843, no município de Feliz. As doações podem ser feitas via Pix, pela chave contato@cdlnovapetropolis.com.br.