Morreu na madrugada desta segunda-feira (5), aos 71 anos, a professora do colégio São José, de Caxias do Sul, Lorita Menegon de Souza. Lorita estava há duas semanas internada no Hospital da Unimed, onde tratava uma doença pulmonar. Ela será velada na Capela A do Memorial São José, em Caxias do Sul, a partir das 15h desta segunda-feira. O sepultamento será nesta terça-feira (6), às 9h, no Cemitério Parque. Lorita deixa o marido, duas filhas e um genro.
Natural de Veranópolis, a professora trabalhou por 23 anos no Colégio São José. Há quatro anos ela largou as salas de aula para se dedicar a projetos sociais. A diretora da instituição, Irmã Ieda Maria Tomazini, lembra que Lorita começou a lecionar como professora de ensino religioso e, ao longo dos anos, ficou à frente de projetos envolvendo os alunos e a comunidade. Ela coordenava o grupo de jovens voluntários Amor em Movimento do colégio.
— Ela foi maravilhosa, fantástica, dirigiu inúmeros projetos de uma maneira intensa em prol do bem comum. Ela dizia que os projetos não eram só pra ela, para a escola, mas sim para o bem da comunidade local. Era uma mulher de muita fé e coragem.
A filha de Lorita, Mariana Menegon, diz que a mãe foi um exemplo de generosidade.
— Ela sempre nos acalmava, vinha com a palavra certa, queria que perdoássemos sempre. Nossa mãe dizia para que a gente sempre pensasse nos outros como uma extensão de nós mesmos… a palavra dela era sempre amor.