Os alunos, comunidade escolar e professores do Colégio São José, em Caxias do Sul, estão engajados para manter os estoques de sangue dos hospitais do Rio Grande do Sul. Uma campanha de doação foi lançada ainda nesta sexta-feira (10), quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Neste sábado (15), quando os pais foram até a escola para receber as avaliações trimestrais dos alunos, foram convidados a participar da campanha, cadastrando-se para depois ir até o Hemovita ou o Hemocs efetivar a doação.
O convite foi feito neste sábado pelos integrantes do grupo de jovens Amor em Movimento, composto pelos alunos do colégio. Um flash mob foi apresentado pelos corredores e salas de aula, onde 10 alunos cantavam a música Um Mundo Melhor, versão brasileira de Heal the Word, sucesso de Michael Jackson.
Rafaela Ferreira, 12 anos, é uma das integrantes do grupo. Segundo ela, foi uma experiência maravilhosa incentivar as famílias por uma causa tão importante:
- Esse sangue vai ajudar muitas pessoas, no Estado todo, então estar aqui é muito legal.
O grupo estava animado e foi recebido com muito entusiasmo pelos pais. Até as 10h, mais de 30 pessoas haviam se inscrito para serem doadores. Mais de 1,5 mil pessoas eram esperadas pelos professores para receber as notas dos alunos.
Iniciativa para além de Caxias
A professora Lorita Menegon de Souza, que coordena o grupo de jovens, soube que o estoque de sangue no Estado está abaixo do necessário devido à situação de calamidade causada pela enchente de maio. A informação foi compartilhada com a Ieda Maria Tomazini, diretora do colégio São José e, juntas, planejaram a campanha de doação.
Na sexta, os alunos foram apresentados ao projeto e 10 deles, com idade entre 16 e 17 anos, deram o primeiro passo doando no Hemovita, parceiro da campanha. Outros, segundo Lorita, já estão aguardando as datas agendadas para serem os próximos doadores também. A meta da escola é que duas mil pessoa doem até novembro.
A diretora conta que será feita uma árvore na escola contendo o nome de todos os doadores:
- A gente vai fazer uma árvore e, ao invés das folhas, colocaremos gotas de sangue que terão o nome de todos. Vai ficar pra história, daqui a alguns anos essa ação ainda será lembrada - afirma a diretora.
Além do incentivo a doação de sangue, a professora Lorita acredita que a campanha vai incentivar os alunos a manterem os cuidados com a saúde, já que pra doar é preciso ter aguns cuidados.
Confira alguns requisitos para doar sangue:
- Ter bom estado de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de consentimento formal do responsável legal
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já tiverem feito isso antes dos 60
- Apresentar documento de identificação com foto
- Pesar no mínimo 50 kg
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
- Não ter fumado pelo menos duas horas antes
Os locais de doação são:
- O Hemovita, que fica localizado no Edifício Century - Rua Sinimbu, 520 - 6° andar - no bairro Lourdes. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Agendamentos de doações podem ser feitas pelo telefone (54) 3028-8010.
- O Hemocentro de Caxias do Sul fica localizado na Rua Ernesto Alves, 2.260, ao lado da UPA Central e funciona de segunda a sexta, das 8h15min às 16h45min, e aos sábados, das 8h às 12h. As doações podem ser agendadas por meio do whatsApp (54) 98418.8487 e pelos telefones (54) 3290-4543 e 3290-4536.
Neste sábado de acordo com a prefeitura de Caxias do Sul, o estoque de sangue no Hemocentro estava estável na maioria das tipagens. O tipo O- é o único com alerta: das 30 bolsas ideais, o estoque estava apenas com metade, 15.