Os primeiros 18 quadrados de concreto, chamados de galerias, que vão servir de base da passagem provisória do Rio Caí entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, chegaram nesta terça-feira (20) em Vila Cristina. Ao todo, 88 galerias (de 33 metros e 39,6 metros de comprimento) serão necessárias para a construção da passagem: 40 de um lado e 48 do outro. A instalação delas, no entanto, começa a partir de quarta-feira (21), se as condições climáticas permitirem, segundo a equipe do Programa de Aceleração Pontes do Sul.
A ponte de Vila Cristina vai custar R$ 1.854.957,49 e o acesso começou a ser preparado no último dia 12, quando as pedras utilizadas na cabeceira da ponte que seria construída pelo Dnit foram realocadas para a nova estrutura. A previsão é que a passagem seja concluída até o dia 12 de setembro.
Paralelo a isso, o Dnit trabalha na construção da ponte definitiva entre as cidades. A estrutura terá 180 metros de comprimento por 13 metros de largura, sendo mais alta, mais larga e mais comprida do que a antiga. A obra deve ser concluída até fevereiro de 2025.