Algumas estradas destruídas pela chuva em Nova Petrópolis em maio começaram a receber obras de melhorias nesta sexta-feira (2), em uma iniciativa conjunta entre o 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro, a prefeitura e a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp). Os trabalhos iniciais estão focados na ligação entre Linha Pedancino e Caxias do Sul, em razão da indefinição de construção da ponte provisória entre as duas cidades.
De acordo com a Acinp, que está alojando os militares, o projeto de obras contempla ainda estradas da Linha Araripe, Juriti e áreas adjacentes. Os serviços são realizados por cerca de 30 militares e incluem trabalhos na infraestrutura de rodovias intermunicipais e estaduais, reestruturação e otimização de estradas na região das Hortênsias e outras localidades afetadas pela chuva.
Segundo o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, os trabalhos na Linha Pedancino são o ponto inicial em razão do local ser uma rota alternativa de ligação com Caxias. Para viabilizar as obras, foi necessária a participação da Acinp para alojar os militares na execução dos trabalhos.
— Nosso objetivo foi conseguir a autorização por parte do comando do Exército para que disponibilizasse, além de material humano, todo o aparato de equipamentos necessários para a recuperação da estrada que liga Pedancino a Caxias do Sul. Temos uma malha viária intensa e que foi muito danificada, principalmente no nosso interior, onde ainda temos rodovias fechadas e bloqueadas. O intuito é usarmos essa estrutura para fazermos os reparos e a reconstrução das estradas — afirma o prefeito.
Neste primeiro momento não é possível estimar um prazo para a conclusão dos trabalhos. Ainda conforme Wolf, a definição dos pontos que passarão pelas obras está sendo processada e, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp), estão sendo avaliados os pontos prioritários para a manutenção das estradas.
— Não temos claro ainda o que vamos fazer. Fomos até o local onde os militares estão alojados para fazer essa análise de prioridades. As obras são em razão do período de chuva e é por isso que o Exército está aqui, para nos auxiliar na recuperação em detrimento do estrago ocasionado pelas chuvas — pontua o prefeito.
Conforme o presidente da Acinp, Neander Port, a iniciativa de reconstrução é importante, principalmente, para a retomada da normalidade e o desenvolvimento da região.
— A cedência do nosso espaço (para alojar os militares) é uma demonstração clara do nosso papel de fomentar e apoiar a região. A nossa parceria com o Exército ajudará de forma efetiva a restabelecer a logística e a infraestrutura, que são essenciais para o crescimento, manutenção de empregos e mobilidade de toda a Serra — afirma Port.
Ponte definitiva até fevereiro de 2025
Desde o início de julho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalha na construção da nova ponte definitiva sobre o Rio Caí, na BR-116, que liga Caxias do Sul a Nova Petrópolis. A estrutura antiga cedeu por causa da chuva em maio.
A nova ponte terá 180 metros de comprimento por 13 metros de largura, sendo mais alta, mais larga e mais comprida do que a antiga. O prazo estipulado em contrato entre o Dnit e a prestadora de serviço é que a estrutura precisa ser finalizada até fevereiro de 2025.