Com o tema O futuro que queremos, as inscrições para o projeto Jornalista Por Um Dia abrem nesta sexta-feira (2) para estudantes da Serra, com idades entre seis e 17 anos. A iniciativa do Grupo RBS premiará os melhores trabalhos produzidos com diplomas e troféus. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de outubro.
A edição deste ano tem uma novidade, a ampliação de faixa etária. Para a seleção dos trabalhos, serão contempladas as categorias dos seis aos nove anos, dos 10 aos 13 e a estreante categoria dos 14 aos 17. A ampliação é uma maneira de incentivar a participação de ainda mais estudantes.
Para a participação, os "focas", nome dado aos jornalistas iniciantes na profissão, devem produzir reportagens, fotografias, charges, tirinhas de histórias em quadrinhos ou desenhos relacionados à temática O futuro que queremos. As produções devem ser compatíveis com as editorias do jornal Pioneiro, tais como política, economia, região, esportes, polícia, mundo, cidade, geral, saúde, educação, variedades, cultura, lazer, turismo, moda, entre outros.
Os 100 melhores trabalhos serão publicados em um caderno especial no dia 28 de novembro. No mesmo dia ocorre o evento de reconhecimento dos vencedores, na Sede Recreativa da Fundação Marcopolo em Caxias do Sul. Cada um dos 100 ganhará um diploma e os três melhores de cada categoria também receberão troféus.
Conforme o regulamento, a escolha dos melhores trabalhos será dividida da seguinte forma: a primeira categoria, dos seis aos nove anos, terá 40 trabalhos selecionados, a segunda categoria, dos 10 aos 13, também terá 40 escolhidos, e a terceira categoria, dos 14 aos 17, terá 20 trabalhos selecionados.
Caso a terceira categoria não atinja as 20 produções escolhidas, a quantidade que restar será dividida proporcionalmente na primeira e segunda categorias.
Critérios de produção
Cada um dos interessados deve estar matriculado em uma escola estadual, federal, municipal ou privada da Serra. Os trabalhos devem ser feitos de forma exclusiva e integral pelas crianças e adolescentes participantes.
As produções de texto devem ser digitadas e conter até 30 linhas. No caso de fotografia, o formato entregue deve ser JPEG, ter tamanho de até 3MB e ser entregue com o nome do participante que fez o registro. As charges precisam ter o tamanho mínimo de 12 centímetros de largura e 9 centímetros de altura. A produção daqueles que fizerem tirinhas de histórias em quadrinhos deve ter de dois a quatro quadros. No caso dos desenhos, a produção é livre.
Os participantes devem preencher cupons informando dados como nome completo, endereço, cidade, telefone, e-mail (caso tenham), nome e série da escola onde estão matriculados e o envio do trabalho produzido. Os cupons estão disponíveis no site, nas páginas do jornal impresso ou podem ser retirados presencialmente na sede do Grupo RBS em Caxias do Sul, na Rua Bento Gonçalves, 1.563, no Centro.
Incentivo à educação
Participar do projeto Jornalista Por Um Dia foi motivo de orgulho para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz, de Farroupilha. Na edição do ano passado, dos 100 melhores trabalhos, 19 foram feitos por alunos da instituição e a melhor produção da segunda categoria, que levou um troféu do concurso, foi vencida pela estudante Laura Inês Barbieri, na época com 11 anos.
— Nossa escola foi bem premiada e já estávamos muito realizados por conta disso. Quando chegou o resultado final e a Laura foi anunciada como campeã, foi um orgulho. Ela é uma menina muito talentosa — conta a diretora Veridiana Brustolin.
Conforme Veridiana, para a edição deste ano, a instituição terá novamente projetos inscritos:
— A gente participa há anos porque acreditamos nele. O projeto é uma forma muito linda de poder divulgar os talentos dos nossos alunos. Isso dá toda uma seriedade ao trabalho de produção que se faz na escola também. Com o projeto eles conseguem olhar para a sua comunidade e se colocar na posição de quem pode fazer uma reflexão, uma crítica, um pedido, que é função também do jornal. Acho bem bacana e temos muito prazer em participar sempre — afirma Veridiana.
Laura, atualmente com 12 anos, vencedora do ano passado, desenvolveu um texto sobre a proteção dos butiás. O texto vencedor aumentou a vontade da pequena em seguir carreira de jornalista.
— Eu acho o projeto Jornalista Por Um Dia muito importante porque incentiva os alunos a escreverem uma reportagem sobre assuntos que interessam e que estão acontecendo no mundo. Ano passado, quando chamaram meu nome como vencedora, fiquei quase sem reação. Não sabia se abraçava meu pai, minha mãe, se chorava, se gritava ou se eu subia no palco. Foi uma mistura de emoções e eu fiquei muito feliz — conta Laura.
A emoção da vitória foi sentida por toda a família que assina o Pioneiro há mais de 20 anos.
— Sempre vi muitas pessoas da minha família lendo jornais, principalmente meu nono, que tem 87 anos. Foi muito emocionante ver ele lendo no jornal a reportagem que eu escrevi. É muita responsabilidade escrever e eu não queria colocar coisas erradas na matéria, mas deu tudo certo — diz a estudante.
Além de Laura, no ano passado, quando havia apenas duas categorias, a estudante Nathaly Domingues Capeletti, nove, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, venceu a categoria dos seis aos nove anos.
Jornalista Por Um Dia
Criado em 1994, o projeto foi reconhecido pela Associação Mundial de Jornais como um dos melhores programas do planeta na formação de jovens leitores. A cada ano, cerca de três mil trabalhos são enviados por estudantes de diferentes escolas.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3218-1282 ou pelo e-mail foca@pioneiro.com.