Imagens de um tamanduá-mirim foram registradas neste final de semana no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul. O vídeo foi feito pelo bombeiro Uiliams Santana, funcionário que atua nos parques. De registro raro e ameaçado de extinção, o animal chamou a atenção por ser visto em estrada de acesso ao cânion, ambiente de circulação de visitantes.
Daniel Gigante, biólogo do parque, explica que o animal vive nas florestas, mas costuma se movimentar por áreas de campo. Segundo ele, a aparição da espécie é rara.
Outra aparição, neste domingo (9), é a de um veado-catingueiro, na Trilha do Cotovelo, no Cânion Itaimbezinho, também em Cambará do Sul. Segundo o biólogo, o animal não tem a natureza de se expor com tanta facilidade, mas foi avistado em um trilha perto de turistas do parque.
Nenhuma das espécies avistadas podem causar perigo aos visitantes dos parques. Em março, imagens de um lobo-guará foram registradas na beira do Cânion Fortaleza.
Os Parques Nacionais da Serra Geral, onde fica o cânion Fortaleza, e dos Aparados da Serra, que sedia o Itaimbezinho, são geridos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Atualmente, a concessionária Urbia presta serviços de apoio à visitação nas duas unidades de conservação.