Mais de 5,2 mil pontos de iluminação já foram substituídos em Caxias do Sul nos últimos três meses, conforme a prefeitura. O balanço é referente ao trabalho do Consórcio Luz de Caxias do Sul, vencedor do contrato de parceria público-privada (PPP) para assumir o serviço na cidade nos próximos 24 anos. Oficialmente, a ordem de início foi assinada em 27 de março, mas as trocas ocorrem desde 8 de fevereiro. No lugar da tecnologia antiga, equipes da empresa realizam a troca por luminárias de LED.
Ainda segundo a prefeitura, neste momento a empresa está focada na manutenção de lâmpadas queimadas. O trabalho, porém, sofreu impacto por conta da chuva de maio. A demanda reprimida ainda é de quase 5 mil pontos de iluminação. No total, 50 mil pontos serão substituídos em Caxias do Sul em até 15 meses, contados a partir de julho. No próximo mês, inicia o processo de modernização, em que a troca passa a ser em grande escala.
Os moradores que já são beneficiados sentem a mudança. É o caso do bairro Cruzeiro. Segundo a presidente da Associação de Moradores de Bairros (Amob), Fátima Ramos, 56 anos, os locais que receberam as novas luminárias estão com uma visibilidade melhor. Na noite de 4 de junho, Fátima recebeu a reportagem na sede da Amob, na Avenida Hércules, onde já apontou melhorias.
— Tem alguns pontos que ainda estamos precisando. Mas, no geral, dá para perceber as lâmpadas novas. As ruas, em si, estão bem iluminadas — descreve a presidente da Amob.
A reportagem passou ainda por outras ruas do bairro que receberam luminárias novas, como na Rua Estrela e na Rua da Glória:
— Eles (os moradores) elogiaram a iluminação porque parece que está dia.
Protocolos e pontos escuros
A presidente da Amob conta que os protocolos pedidos pelo bairro geralmente são atendidos. Como visto pela reportagem, há, porém, ainda pontos de iluminação precária, especialmente nos loteamentos que rodeiam o bairro. Um deles é na entrada do Loteamento Portinari pelo Cruzeiro.
O caso é semelhante na Avenida Padre Raul Accorsi, que liga o Cruzeiro com o De Zorzi. O trecho tem um fluxo diário intenso. Como aponta o morador da região, Jorge de Jesus, 53, há pelo menos nove meses existem mais de 10 postes com luminárias queimadas no caminho. Um protocolo foi aberto pela vizinhança em setembro do ano passado e até agora não foi atendido.
— Não tem iluminação. Porque daí intercala: tem um poste que tem, daí mais dois estão falhados, e aí tudo fica precário — relata Jesus.
A reportagem percorreu o caminho também no dia 4 e notou os pontos escuros no trajeto. Os motoristas que transitam pela avenida precisam de atenção redobrada.
— É a questão do urbanismo. Tu não pode deixar uma rua escura. Não pode deixar um bairro escuro. Tu tem que deixar ali transitável, até para o próprio comércio — lembra o morador.
Troca em grande escala
Em contato com a reportagem, a assessoria da prefeitura lembra que a chuva de maio dificultou o trabalho e ainda danificou mais lâmpadas, o que aumenta a demanda reprimida. Em julho, o processo de modernização fará com que as trocas sejam em grande escala, já que o trabalho não será voltado apenas para aquelas danificadas. A expectativa é que protocolos ainda não atendidos sejam automaticamente contemplados.
"Contudo, vale salientar que tal processo irá atender o planejamento previsto no plano de modernização, de forma que os trabalhos sejam distribuídos por toda cidade, de forma organizada, objetivando o maior número de luminárias por equipe da concessionária. Compete destacar que uma luminária antiga substituída por uma LED proporciona um aumento na qualidade de iluminação, menor consumo de energia e menor incidência de manutenção", diz a nota da prefeitura.
A assessoria também informa que o ponto mencionado no De Zorzi receberá melhorias nesta semana, bem como o bairro Diamantino. Ainda conforme a comunicação do município, todos os bairros de Caxias já receberam ao menos uma nova luminária de LED em algum ponto.
Novo SAC
O Consórcio Luz de Caxias do Sul terá uma central de atendimento própria. Os protocolos poderão ser feitos por Call Center (telefone 0800), site e aplicativo para smartphone. Porém, ainda não existe uma previsão para o lançamento. Conforme o município, o SAC está em fase de elaboração já que trata-se de uma ação migratória de plataformas. Atualmente, os pedidos sobre iluminação são feitos pelo Alô Caxias, pelo site da prefeitura ou pelo telefone 156.