Falta pouco para Caxias do Sul triplicar, em menos de um ano, todos os casos de dengue que foram registrados nos últimos oito anos. Em 2024, de acordo com o último levantamento divulgado pela prefeitura, são 236 casos de pessoas que contraíram a doença. O aumento, em comparação aos 82 casos somados entre 2015 e 2023, é de 187%.
Para frear a ocorrência da doença, que já causou uma morte na cidade, é preciso estar atento aos focos de mosquito. São 763 contabilizados até a última segunda-feira (10). A maior quantidade foi encontrada nos bairros Reolon (73), Esplanada (47), Pio X (47) e Cruzeiro (40). O aumento da temperatura nos últimos dias favoreceu o surgimento de larvas dos ovos que são depositados em locais de água parada.
Nesta terça-feira (11), novos agentes iniciaram o trabalho de fiscalização e orientação à comunidade nos bairros. Um edital foi aberto para a contratação de 25 novos servidores. De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, 16 atenderam ao chamado e já estão nas ruas para o controle do mosquito.
O que fazer se você encontrar o mosquito:
A orientação para moradores que consigam armazenar um mosquito Aedes aegypti é de que o coloquem em um pote e o levem até a Vigilância Ambiental em Saúde, na Rua Ernesto Alves, 1.922, no centro de Caxias do Sul, ou na unidade básica de saúde (UBS) mais próxima. É preciso identificar o pote com o nome, endereço e telefone. Todas as amostras são analisadas em laboratório.
Principais sintomas de dengue:
- Febre
- Dor de cabeça
- Dor no corpo e nas articulações
- Dor atrás dos olhos
- Mal-estar
- Falta de apetite
- Manchas vermelhas no corpo, irritação e coceira na pele
- Vômito, náuseas.
Orientações para a população:
- Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos
- Recolher o lixo do pátio
- Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca
- Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los à Central de Armazenamento de Pneus Inservíveis da Codeca
- Tampar caixas d’água
- Colocar telas milimétricas em caixas d’águas descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos
- Limpar as calhas
- Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água
- Eliminar os pratinhos das plantas