Cerca de 20 alunos da Educação Infantil serão atendidos por turno na Escola Armindo Mário Turra, no bairro Parada Cristal, em Caxias do Sul. A escola recebeu uma ampliação por meio do sistema modular. A estrutura, inaugurada nesta quinta-feira (6), conta com uma sala de aula e um banheiro adaptado para as crianças.
A obra foi concluída em 120 dias, incluindo a rede elétrica, sistema de fornecimento de água tratada e esgoto. Essa é a segunda escola da cidade a receber melhorias por meio do sistema modular. A primeira foi a Escola Padre Leonardo Murialdo, inaugurada há poucos dias.
Ambas os colégios participam de um projeto piloto da prefeitura para utilizar o sistema modular. As obras das duas escolas tiveram um investimento de R$ 1,7 milhão. Na avaliação da vice-prefeita, Paula Ioris, o modelo tem um custo maior do que o tradicional, contudo a velocidade da construção compensa.
Segundo informações da prefeitura divulgadas quando foi assinada a ordem de serviço, o sistema modular permite a construção de estrutura física da escola de forma mais rápida e com menor custo. O modelo também reduz significativamente o desperdício de materiais, se alinhando com a questão ambiental e de sustentabilidade, diminuindo o consumo de energia e o descarte de produtos agressivos à natureza.