Mais uma ação da iniciativa privada resultou na recuperação de acesso viário em um curto espaço de tempo, em Caxias do Sul. Na comunidade de Vila Cristina, a união de empresários fez com que um trecho da Estrada da Uva fosse consertado em cinco dias. Iniciada na última quinta-feira (16), uma ponte provisória para dar acesso à comunidade foi erguida e entregue nesta segunda (20). A estrutura antiga foi derrubada pela chuva.
O movimento foi uma iniciativa do Sinduscon Caxias, que representa empresas da Construção Civil de Caxias do Sul e outras seis cidades da região, e da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC). O prefeito Adiló Didomenico publicou um vídeo nas redes sociais agradecendo a inciativa privada pelo envolvimento, e confirmou que o acesso será utilizado de forma provisória, já que uma reforma definitiva será realizada posteriormente.
O empresário Guilherme Sartor, ligado ao Sinduscon, está na coordenação dos trabalhos de desobstrução de estradas e acessos no interior. Ele reforça a importância da participação da comunidade em obras de recuperação de vias locais num momento com tantas demandas e prejuízos.
— Nós iniciamos esse trabalho de liberação das vias e das rodovias do interior. A iniciativa privada se uniu, empresas urbanizadoras, como nós, e mais as de terraplanagem, para que pudéssemos fazer a cedência do maquinário, mão de obra, engenharia, topografia, e auxiliar o município, já que os estragos foram enormes. Na Estrada da Uva é um acesso provisório, para que passem apenas veículos leves, por enquanto. E também possibilitar acesso àquelas famílias e ao café colonial que existe ali, que é bastante frequentado na região. E já está se estudando uma campanha para reconstrução de uma ponte nova e definitiva, com vão livre embaixo, para evitar perdas futuras — aponta Sartor.
De acordo com o empresário, o Sinduscon também trabalha com máquinas pela Cruz Vermelha de Caxias do Sul nos trabalhos de desobstrução.