Os alagamentos que atingem a Região Metropolitana de Porto Alegre começam a afetar serviços na Serra. Em Caxias do Sul, diversos hospitais esperam pela chegada de materiais e insumos vindos da Capital e de cidades próximas. Até o momento, nenhuma instituição de saúde suspendeu atendimentos por falta de material. Contudo, gestores aguardam pelo recebimento de itens essenciais, como oxigênio. Dos seis hospitais caxienses, apenas um segue com atendimento normalizado. Nos demais, procedimentos eletivos estão suspensos por tempo indeterminado. Confira abaixo a situação de cada um:
Hospital da Unimed
As cirurgias eletivas, endoscopias e colonoscopias estão suspensas até esta terça-feira (7). Uma nova reunião determinará o retorno ou a interrupção dos procedimentos. O heliponto está sendo utilizado como para o recebimento de insumos, tanto para o Hospital da Unimed, quanto para outras instituições.
Na quinta-feira passada (2), a instituição recebeu suprimentos para cerca de 15 dias. Entre os materiais estão medicamentos, itens nutricionais, roupas, órteses e próteses cirúrgicas. Já no último domingo (5), os materiais recebidos no heliponto foram encaminhados para a rede de saúde pública de Caxias do Sul.
A Unimed também informou que possui um plano de ação para receber vítimas da região pelo heliponto e atender as mesmas no complexo hospitalar. O hospital segue como ponto de coleta para donativos. Alimentos, itens de higiene, roupas e cobertores devem ser entregues no Bloco B do complexo.
Hospital Pompéia
Conforme determinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as cirurgias eletivas foram suspensas até o dia 18 de maio. O Pompéia também reduziu a capacidade dos procedimentos como medida para prevenir a falta de insumos.
Hospital Virvi Ramos
Todas as cirurgias eletivas estão suspensas por tempo indeterminado. O hospital conta com oxigênio por mais alguns dias. O fornecedor já foi contatado para verificar a logística do fornecimento. Contudo, o hospital não conseguirá abastecer totalmente o tanque. Isso porque o fornecedor dividirá o oxigênio com outros hospitais.
Pedidos de insumos já foram realizados. No entanto, a previsão de chegada ainda é incerta devido à dificuldade de trazer os materiais para a cidade.
Hospital do Círculo
Todas as cirurgias eletivas foram suspensas por tempo indeterminado. A instituição está controlando diariamente os insumos para garantir o atendimento aos pacientes. O hospital aguarda pela chegada de materiais vindos de Porto Alegre.
Hospital Saúde
A instituição segue com atendimentos normais, inclusive com as cirurgias eletivas. Não foi registrada a falta de insumos, mas o hospital já contatou fornecedores para que o reabastecimento seja feito.
Hospital Geral
Seguindo as orientações da SMS, o hospital suspendeu temporariamente cirurgias e exames eletivos. A orientação é que o pronto socorro seja procurado apenas em casos de urgência e emergência. O hospital também alerta que os telefones estão fora do ar.