Com a trégua da chuva e o tempo seco, a prefeitura de Caxias do Sul se mobiliza para desobstruir estradas municipais em diversos pontos do interior. São trajetos fundamentais para acessar comunidades ilhadas — em alguns casos, sem energia elétrica há uma semana — e permitir conexões entre diferentes regiões da cidade.
Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra, o secretário de Obras de Caxias, Norberto Soletti, relatou a extensão dos danos e os esforços das equipes para devolver as condições de trafegabilidade para as estradas. Em alguns casos, segundo ele, a recuperação deve levar meses. Em outros, é possível que demore mais de um ano. Os pontos mais afetados são localidades da zona sul da cidade.
— Não tem uma estrada em que não tenha caído no mínimo cinco, seis, 10 grandes volumes de terra. São rochas enormes que desceram. A situação realmente é muito crítica. Com os meus quase 61 anos eu nunca tinha visto coisa igual. Na região sul de Caxias é um filme de terror — relata.
De acordo com Soletti, um dos principais pontos com passagem bloqueada é a Estrada do Vinho, ligando o bairro São Caetano a Vila Cristina. Além da queda de barreiras, a estrada apresentou rachaduras em ao menos três pontos, locais que os servidores da secretaria trabalham para recuperar. Veja abaixo as condições de vias importantes para a ligação de localidades do interior de Caxias do Sul.
Estrada do Vinho
Liga o bairro São Caetano a Vila Cristina e pode servir de acesso à BR-116. É uma estrada com terreno acidentado e o secretário estima que será uma alternativa à BR-116 e à RS-122 "por um bom tempo". Ainda há deslizamentos em andamento e a prefeitura pede para que motoristas não passem pelo ponto. Mais próximo de Vila Cristina, na parte plana, surgiram três rachaduras e o solo rebaixou. A secretaria trabalha na correção dos problemas.
Estrada da Uva (Forqueta a Vale Real)
Apresenta depressão na pista, mas veículos leves podem trafegar. Técnicos da Secretaria de Obras devem avaliar a situação nesta segunda-feira (6).
Cerro da Glória para a Estrada do Vinho
Passagem aberta para veículos leves. Do Cerro da Glória para Vale Real, há restrições, mas moradores têm realizado desvio por uma localidade conhecida como Morro Gaúcho.
Estrada do Imigrante (Terceira Légua)
Até a localidade de São Pedro da Terceira Légua há pontos com uma pista liberada. A partir dali, as equipes ainda não conseguiram chegar para verificar a situação.
Galópolis para a Quarta Légua e a Sexta Légua
Pontos com apenas uma pista. Não é possível remover o material porque o terreno está úmido e há risco de novos deslizamentos.
Região de Linha Sebastopol
Equipes trabalham há dois dias para liberar os acessos. Ainda há famílias isoladas.
Estradas João Edgar Jung e Claudino Costa (acesso a Caxias do Sul via São Luiz da Sexta Légua)
Totalmente bloqueadas por quedas de barreira.
Vila Oliva a Gramado
Sem condições de tráfego. Também não há possibilidade de deslocamento da área urbana de Vila Oliva para comunidades do interior, como Tunas Altas.