Parcerias entre o poder público e estabelecimentos locais têm se multiplicado na fase pós-chuva. A união de esforços em prol do turismo local começa a demonstrar o potencial de ação das cidades da região da uva e do vinho. Em Garibaldi, a prefeitura anunciou o lançamento do projeto Avanti Turismo Garibaldi, que engloba um grupo de empreendimentos do município que atuarão juntos na reestruturação e fomento à visitação na cidade e região.
O plano de ação do grupo conta com três etapas, que serão desenvolvidas ao longo do ano. A primeira delas foi apresentada na segunda-feira (20) com o lançamento de um mapa personalizado com todos os estabelecimentos que estão aptos a receber turistas.
Ao acessar a ferramenta, o visitante encontra uma relação de hotéis, pousadas, restaurantes, vinícolas e demais espaços turísticos, além dos horários de atendimento, informações sobre a experiência e as rotas disponíveis para chegar até eles.
— Para a criação dessa plataforma, abrimos um formulário para que os estabelecimentos encaminhassem os dados. O mapa foi criado com redirecionamento para o Google e ele é constantemente atualizado. A partir desse mapa emergencial, poderemos desenvolver a segunda etapa do plano, que é o lançamento de um mapa mais completo — explica a secretária municipal de Turismo e Cultura, Ana Pauline Mombach.
A proposta do município é adicionar dados complementares dos estabelecimentos na plataforma Turim, programa contratado especificamente para aperfeiçoar o turismo de Garibaldi.
Informações como número de turistas atendidos por estabelecimento, capacidade e até mesmo a magnitude de cada local constarão nesta plataforma. Munida das informações, um grande mapa do turismo da cidade será lançado entre os meses de junho e julho.
A mensuração dos índices pela plataforma acontecerá durante o ano, tanto com a visitação nos locais, quanto nos eventos realizados pela prefeitura. Em julho está confirmada a Festa Junina Municipal. Em agosto acontece a Feira do Livro. Em setembro, o Festival da Primavera. E em outubro, o Festival do Moscatel fecha o cronograma.
— Esse último evento, o Festival do Moscatel será o momento no qual iremos validar todo o trabalho desenvolvido. Nesse período já será possível visualizar tudo o que aconteceu na cidade através do grande mapa — pontua a secretária.
A cidade também está trabalhando em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo para elaborar ações em conjunto para o momento de reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
Bento Gonçalves lança projeto para estimular o consumo de produtos locais
Conforme a reportagem antecipou, Bento Gonçalves aposta no turismo local para movimentar os estabelecimentos da cidade. Na segunda (20), a prefeitura lançou o projeto Abrace Bento Gonçalves, que une visa a reunir empreendedores da cidade em uma ação de estímulo ao consumo local.
Na prática os espaços turísticos são convidados a se cadastrarem em um formulário elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo. Além das informações básicas, como nome, dias e horários de atendimento, os estabelecimentos informam que tipo de benefício podem conceder aos visitantes.
Cerca de 50 locais já aderiram à ação. A relação dos locais e benefícios oferecidos podem ser acessados pelo site bento.tur.br/abrace-bento. A quantidade de locais poderá aumentar nos próximos dias conforme a adesão.
Farroupilha começa a mapear empreendimentos turísticos afetados pelas chuvas
Desde quinta-feira (16), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Farroupilha passou a identificar os estabelecimentos da cidade que foram atingidos pelas chuvas.
Os proprietários devem preencher um formulário detalhando como o empreendimento foi afetado, se está ou não em operação e eventuais cancelamentos de eventos. Através desses dados, a prefeitura pretende mensurar os impactos no município e organizar a retomada das atividades turísticas.