Pelo menos cinco comunidades do interior de Garibaldi contabilizam estragos provocados pelo temporal que cai sobre praticamente todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Linha Araújo Souza, Marcorama, São Gotardo, São Roque Figueira de Mello e Borghetto concentram a maior parte das ocorrências atendidas pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e prefeitura, como queda de postes, alagamentos de ruas e desmoronamentos de terras.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Garibaldi, Léo Gusso, o volume acumulado de chuvas registrado desde as 13h de segunda, até as 18h desta quarta-feira, é de 400mm. A medição foi feita na residência de Gusso, no bairro Ferroviário.
Duas estradas vicinais, São Gabriel e São Miguel, estão trancadas para o fluxo de veículos devido a deslizamentos e a buracos provocados na pista. O posto de combustível Modelo, que teve sua estrutura comprometida, está interditado, assim como uma casa na Rua Buarque de Macedo. Na área central, equipes trabalham na desobstrução de bueiros para mitigar alagamentos.
No Ginásio Municipal de Esportes, três famílias desabrigadas, totalizando 11 pessoas, estão sendo acolhidas. Não há previsão quanto a possibilidade de retorno para suas residências.
ATENÇÃO REDOBRADA
A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana também pediu atenção aos motoristas que trafegam na Avenida Independência, nas proximidades da Rodoviária. A sinaleira que se encontra em frente à estação estava fora de operação até o início da noite desta quarta-feira.
O conserto da sinaleira depende de manutenção direta na rede elétrica, o que está impossibilitado no momento, devido à chuva intermitente que atinge a cidade. No local será reforçada a sinalização de outras formas, segundo a secretaria.
AULAS À DISTÂNCIA NA REDE MUNICIPAL
Na tarde desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Educação anunciou que as aulas nas escolas de ensino fundamental da rede municipal serão ministradas à distância, por questões de segurança dos alunos e das equipes. Muitos professores moram em outros municípios e em localidades do interior, e teriam problema para fazer o deslocamento. As creches, por sua vez, estarão abertas para prestar o atendimento normalmente, mas a recomendação é para que os pais e responsáveis mantenham suas crianças em casa, na medida do possível.