Após passar pelo terceiro reparo desde o dia 1º de maio, a adutora do sistema Marrecas, em Caxias, foi religada no início da noite desta quinta-feira (16). Com isso, todos os bairros atendidos pela rede devem ter o abastecimento normalizado ao longo desta sexta-feira (17), segundo o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).
O último reparo foi necessário após equipes da autarquia detectarem um vazamento no fim da tarde de quarta-feira (15). O problema surgiu depois que o sistema foi religado devido à finalização do segundo reparo da tubulação desde o início das chuvas. A encosta cedeu mais uma vez devido à chuva no fim de semana, destruindo o encanamento. Com o novo conserto, a expectativa era de que a normalização do serviço ocorresse ao longo desta quinta, o que precisou ser adiado. O trabalho começou na noite de quarta e seguiu ao longo da madrugada e do restante do dia na quinta-feira.
O restabelecimento da adutora, contudo, não é garantia de que não haverá novas interrupções. A encosta por onde passa a tubulação segue instável na manhã desta sexta, com risco de queda de uma área equivalente a três campos de futebol. O volume de material é estimado entre 300 mil e 350 mil metros cúbicos, o que seria necessário entre 20 mil e 25 mil viagens de caminhão para remover totalmente. A estimativa é que para dar conta do trabalho seriam necessários entre 15 e 20 dias.
Para dar mais segurança para o abastecimento do sistema, o Samae planeja implantar, de forma imediata, uma tubulação secundária de 60 centímetros de diâmetro (contra um metro da adutora principal) por baixo da Rota do Sol. Para isso, contudo, é preciso que haja condições mínimas de trabalho próximo da encosta.
A autarquia também pretende transferir a adutora para o lado oposto da rodovia. A tubulação já foi encomendada e deve ser entregue em cerca de 20 dias. O trabalho de implantação tem duração estimada de três a quatro meses. Em até um ano e meio o Samae também pretende interligar todos os sistemas de abastecimento do município. Atualmente, a conexão entre as redes é parcial.
Ao todo, o sistema Marrecas atende 27,2% da população de Caxias, o que representa 47.498 imóvel e 123.835 pessoas. Os bairros abastecidos pelo Marrecas são: Alpes Verdes, Ana Rech, Brasília, Capivari, Castelo (parte), De Lazzer, Diamantino, Guarujá, Interlagos, Jardelino Ramos, Jardim Adorado, Jardim da Colina, Jardim das Hortências, Jardim do Lago, Jardim Eldorado, Jardim Embaixador, Jardim Esmeralda, Jardim Iracema, Jardim Margarida, Jardim Vitória, Mariani, Marianinha de Queiroz, Mariland, Millenium, Moinhos de Vento, Morada dos Alpes, Parada Cristal, Parque Verde, Pinheiro, Sagrada Família, Saint Etiene, Santa Bárbara, Santa Rita, Santo Antônio, São Carlos, São Ciro, São Cristóvão, São Geraldo, São Giácomo, Século XX, Serrano, Solar do Prado, Solar Masotti, Vila Alpina, Vila Borghese, Vila Brasil, Vila Nova, Vila Pinheiro, Vila Primavera, Visto do Sol e Vitória.