O abastecimento de água pelo sistema Marrecas, em Caxias do Sul, tem previsão de ser retomado até o meio-dia desta quinta-feira (16). A adutora que transporta a água tratada da estação de tratamento, em Vila Seca, até a área urbana de Caxias do Sul, precisou passar por um novo conserto que começou na noite de quarta-feira (15) e está em fase de finalização.
Os reparos foram necessários após equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) detectarem um vazamento no fim da tarde de quarta. O problema surgiu depois que o sistema foi religado devido à finalização do segundo reparo da tubulação desde o início das chuvas. A encosta cedeu mais uma vez devido à chuva no fim de semana, destruindo o encanamento. Com o novo conserto, a expectativa era de que a normalização do serviço ocorresse ao longo desta quinta, o que precisou ser adiado.
Na manhã desta quinta, equipes do Samae trabalhavam para estabilizar a adutora, já que a encosta ainda apresenta risco de ceder.
— A equipe trabalhou incessantemente durante toda a madrugada em busca de solução. Aquele local está sendo monitorado 24h por dia e estamos com dificuldade na estabilização do talude (barranco) em função dos constantes deslizamentos. O Samae já contratou uma obra emergencial (para recuperar a encosta), mas vai demorar de 90 a 120 dias pela complexidade — explica o presidente substituto do Samae, Ângelo Barcarolo.
Ainda de acordo com Barcarolo, o Samae também planeja a implantação de uma adutora adicional de 60 centímetros de diâmetro por baixo da Rota do Sol na região. A ideia é que a tubulação sirva como alternativa caso novos deslizamentos rompam a adutora principal, de um metro de diâmetro. A implantação do novo encanamento, contudo, depende de uma estabilidade mínima do terreno na região.
Enquanto o abastecimento do Marrecas não é retomado, 17 caminhões-pipa têm distribuído água nos bairros atendidos pelo sistema. Em alguns casos, a entrega é diretamente nos imóveis. Em outros, a água é injetada em hidrantes e distribuída pela rede.
Os bairros abastecidos pelo Marrecas são: Alpes Verdes, Ana Rech, Brasília, Capivari, Castelo (parte), De Lazzer, Diamantino, Guarujá, Interlagos, Jardelino Ramos, Jardim Adorado, Jardim da Colina, Jardim das Hortências, Jardim do Lago, Jardim Eldorado, Jardim Embaixador, Jardim Esmeralda, Jardim Iracema, Jardim Margarida, Jardim Vitória, Mariani, Marianinha de Queiroz, Mariland, Millenium, Moinhos de Vento, Morada dos Alpes, Parada Cristal, Parque Verde, Pinheiro, Sagrada Família, Saint Etiene, Santa Bárbara, Santa Rita, Santo Antônio, São Carlos, São Ciro, São Cristóvão, São Geraldo, São Giácomo, Século XX, Serrano, Solar do Prado, Solar Masotti, Vila Alpina, Vila Borghese, Vila Brasil, Vila Nova, Vila Pinheiro, Vila Primavera, Visto do Sol e Vitória.